ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Inédito, aparelho contra fraudes não detectou ‘trapaceiros’, diz organização

Equipamento cedido pela Anatel reforçou a segurança em um processo seletiva em MS

Anahi Zurutuza | 21/08/2017 10:03
Movimentação em frente a um dos locais de prova neste domingo (Foto: Marcos Ermínio)
Movimentação em frente a um dos locais de prova neste domingo (Foto: Marcos Ermínio)

O aparelho usado pela primeira vez em um concurso em Mato Grosso do Sul e que é capaz de detectar sinais do uso de celulares e pontos eletrônicos por candidatos, não captou nenhum sinal de fraude. A informação é do secretário de Estado de Administração, Carlos Alberto Assis, e da delegada Maria de Lourdes Souza Cano, presidente da comissão organizadora do concurso.

O equipamento foi cedido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ser usado no concurso da Polícia Civil. Neste domingo (20), foram realizadas as provas para o cargo de delegado.

Com alcance num raio de até 470 metros, o aparelho tem precisão para mostrar para a organização da prova a sala onde poderia haver um candidato trapaceiro.

“Não detectamos nada. Só o fato da gente ter divulgado antes [o uso do instrumento] afastou possíveis ocorrências”, afirmou o secretário.

Maria de Lourdes explica que dois tipos de desrespeito ao edital do concurso foram flagradas. “Tivemos ocorrências rotineiras de eliminação, relacionada a infringências ao edital do concurso: celular ligado e portar arma de fogo, foram só estas duas situações. Ou seja, nenhuma ocorrência de fraude”.

A delegada também acredita que com o anúncio do uso do aparelho, se algum candidato tivesse a intenção de fraudar o concurso, desistiu. “A chamada da Anatel, inibiu qualquer tentativa de fraude, trouxe segurança, lisura para o processo”.

No domingo (20), Assis destacou que a tecnologia foi usada durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, no ano passado, e destacou que não houve custo algum para o Estado.

Secretário Carlos Alberto Assis em entrevista ao Campo Grande News neste domingo (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário Carlos Alberto Assis em entrevista ao Campo Grande News neste domingo (Foto: Marcos Ermínio)

Disputa - Para o concurso que oferece 30 vagas para delegado, 9.770 pessoas se inscreveram – concorrência de 325 candidatos por vaga.

No dia 17 de setembro, fazem as provas os interessados aos cargos de investigador e escrivão. São 28.492 inscritos para 100 vagas – disputa de 284 candidatos por vaga.

No total, 38.262 fizeram as inscrições para oferta as 210 vagas da seleção para a Polícia Civil. A administração estadual ainda não divulgou o número de faltosos.

Este é o concurso com maior número de inscrições na história dos 40 anos de criação de Mato Grosso do Sul, segundo o Governo do Estado.

Nos siga no Google Notícias