ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Alunos de Eletrotécnica do IFMS visitam usina para conhecer produção elétrica

Liana Feitosa | 06/05/2015 12:30
Estudantes percorreram o parque gerador e conheceram a sala de controle.(Foto: Divulgação / UTE LCP)
Estudantes percorreram o parque gerador e conheceram a sala de controle.(Foto: Divulgação / UTE LCP)

Para saber como funciona o processo de geração de energia elétrica, alunos do curso de Eletrotécnica do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) foram até a UTE LCP (Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes), em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande.

Os 18 estudantes do 3º período, com idade entre 15 e 17 anos, percorreram o parque gerador e conheceram a sala de controle. Nesse local, as operações, as caldeiras e as turbinas são monitoradas em quesitos como pressão, temperatura e geração instantânea.

Durante a visita, eles foram guiados pela gerente setorial de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Ágatha Comineti, que ressaltou a importância do estudo como garantia de trabalho no futuro. “Nesta unidade, temos técnicos que começaram como vocês. A demanda por profissionais com esse perfil existe, e conquistar uma vaga depende exclusivamente da dedicação de cada um”, disse a gerente.

É o caso do ex-aluno de eletrotécnica Marcelo Dantas, 22 anos. Formado no Centro Paulo Souza, ele foi aprovado no concurso da Petrobras e, há três anos, atua como técnico em manutenção elétrica na UTE LCP.

Em outro ponto da visita, os estudantes conheceram os programas ambientais desenvolvidos pela unidade em Três Lagoas. Entre eles, o gerenciamento de emissões atmosféricas e o monitoramento do ar, da fauna, dos ruídos, do lençol freático e do lago Jupiá.

Não é raro o local receber visitas. Em abril deste ano, 171 jovens do projeto Gerando Futuro, patrocinado pela Petrobras, visitaram a usina. Antes disso, em março, acadêmicos de engenharia mecânica da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), de Ilha Solteira (SP), conheceram o processo de geração de energia na UTE. Líderes comunitários também já participaram de ações no local. Ao todo, a usina foi conhecida por 240 visitantes em 2015.

Nos siga no Google Notícias