ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Antes de eleição, Câmara analisa troca de candidato e impugnação de chapa

Grupo quer emplacar vereador Bebeto como candidato a presidente da Câmara no lugar de Pedro Pepa, que está preso

Helio de Freitas, de Dourados | 07/12/2018 07:51
Pedro Pepa, candidato a presidente da Câmara de Dourados, está preso (Foto: Adilson Domingos)
Pedro Pepa, candidato a presidente da Câmara de Dourados, está preso (Foto: Adilson Domingos)

Mesmo com três vereadores presos, entre eles dois integrantes de uma das chapas que disputam a presidência da Câmara, a eleição para renovar a mesa diretora do Legislativo está mantida em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Pedro Pepa (DEM), Pastor Cirilo Ramão (MDB) e Idenor Machado (PSDB) foram presos quarta-feira (5) na Operação Cifra Negra, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Também estão presos o ex-vereador Dirceu Longhi (PT) e o ex-funcionário da Câmara Amilton Salina. Em Campo Grande, quatro pessoas ligadas às empresas contratadas pela Câmara também foram presas, mas os nomes ainda são mantidos em sigilo.

A eleição será às 14h desta sexta-feira (7), mas antes o setor jurídico da Câmara terá de analisar dois pedidos protocolados no final do expediente de ontem e que podem impactar diretamente no pleito.

O primeiro pedido foi protocolado por um grupo de vereadores da base aliada da prefeita Délia Razuk (PR) na Câmara, solicitando a substituição de Pedro Pepa (DEM) por Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PDT), como candidato a presidente da chapa “Legislativo Forte”.

Já o outro documento foi protocolado pelo farmacêutico bioquímico Racib Panage Harb e pede o afastamento dos três vereadores presos e a impugnação da chapa de Pedro Pepa, que tem ainda Cirilo Ramão como candidato a segundo-secretário.

A outra chapa inscrita para disputar a eleição tem como candidato a presidente o vereador Alan Guedes (DEM), como vice-presidente Elias Ishy (PT), como primeiro-secretário Sergio Nogueira (PSDB) e como segunda-secretária a atual presidente, Daniela Hall (PSD).

A chapa encabeçada por Pedro Pepa é mais alinhada à administração municipal, assim como o vereador Bebeto, um dos principais defensores da prefeita na Câmara. O próprio líder de Délia no Legislativo, Junior Rodrigues (PR), é candidato a vice na chapa de Pepa.

O jurídico da Câmara tem que avaliar também o pedido de convocação protocolado ontem pelo suplente Mauricio Lemes Soares. Após Idenor Machado pedir afastamento por 32 dias, Mauricio fez plantão na sala da presidência esperando ser convocado imediatamente e poder votar na eleição desta sexta.

Na PED – Os três vereadores, o ex-vereador e o ex-servidor da Câmara desde ontem cedo na PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

O grupo é acusado de montar um esquema de fraude em licitação para contratação pela Câmara dos serviços de empresas de tecnologia da informação no período em que Idenor foi presidente da Casa – de 2011 a 2016.

O MP afirma que as empresas se mantinham no esquema pagando propina para os agentes públicos, inclusive membros da mesa diretora.

Nos siga no Google Notícias