ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Circulo em volta do sol chama atenção de moradores e é fenômeno de calor

Juliana Brum | 25/10/2015 08:19
Fenômeno durou aproximadamente 60 minutos (Foto - Edgar Ricarte)
Fenômeno durou aproximadamente 60 minutos (Foto - Edgar Ricarte)

Um fenômeno atmosférico incomum ocorreu na manhã de sábado (25), em Jardim, cidade a 250 quilômetros de Campo Grande. Na região, a população pode observar por volta das 11h30 um arco, com as cores do arco-íris, foi visto em torno do sol e despertou a curiosidade dos moradores da cidade de 24,3 mil habitantes.

O mecânico Edivaldo Ricarte, 40 anos, contou que o fenômeno durou aproximadamente uma hora e o chamou atenção quando foi ao Centro e viu as pessoas olhando para o céu e comentando sobre o circulo "vermelho" em volta do sol.

"Quando cheguei no Centro reparei que havia algumas pessoas olhando para o céu e comentando. Cheguei em casa e pedi para meu filho tirar as fotos, porque foi rápido em questão de no máximo uma hora já acabou" contou Edivaldo.
Ele contou que em seguida o fato já estava nos grupos do whatsapp e a comunidade curiosa.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fenômeno registrado em Jardim é chamado de halo solar. O instituto explica que o fenômeno surge na presença de nuvens cirrostratus. Essas nuvens são compostas por cristais de gelo que se formam a aproximadamente 10 mil metros de altura. Quando os raios de sol incidem sobre estes cristais, decompõe a luz do sol nas cores do arco-íris, na forma de um círculo. O fato não é raro e a presença destas nuvens significa que o ar deve continuar com altas temperaturas nos próximos dias.

Em 2011 o Halo solar foi visto na região de Nioaque, interior do Estado e também chamou a atenção dos moradores.

Muitos curiosos registram o fato ( Foto - Edigar Ricarte)
Muitos curiosos registram o fato ( Foto - Edigar Ricarte)
Nos siga no Google Notícias