ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Com 'exército' na fronteira, PCC estaria planejando assalto a banco em MS

No dia 6 deste mês, um carro-forte da empresa Brinks foi atacado na MS-156, entre Amambai e Caarapó, região de fronteira

Luana Rodrigues e Helio de Freitas | 23/06/2017 16:17
Carro-forte destruído por explosivos e dinheiro espalhado na estrada. (Foto: Direto das Ruas)
Carro-forte destruído por explosivos e dinheiro espalhado na estrada. (Foto: Direto das Ruas)

O PCC (Primeiro Comando da Capital) estaria planejando um grande assalto a uma agência bancária de Mato Grosso do Sul, na linha de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O crime seria na cidade de Dourados ou Ponta Porã – distantes, respectivamente, cerca de 233km e 323 km, de Campo Grande.

As informações são extraoficiais, confirmadas por um inspetor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na região, que pediu para não ser identificado, e também por um funcionário do governo de Amambay, subdivisão administrativa do Paraguai.

Conforme os relatos, a polícia do Paraguai enviou, na terça-feira (20), às autoridades policiais brasileiras, um comunicado em que afirma ter recebido informações sobre a presença de integrantes da facção criminosa PCC – entre 100 e 150 – em cidades paraguaias próximas à fronteira com o Brasil.

As informações foram divulgadas pela revista Época, nesta quinta-feira (22), e dão conta de que o PCC prepara um “grande assalto” a uma agência do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul: em Dourados ou em Ponta Porã.

Ainda segundo a revista, o PCC estaria recrutando paraguaios para reforçar a tentativa de assalto. A polícia do Paraguai, no entanto, afirma não saber a data exata em que o assalto seria realizado.

Oficialmente, por meio da assessoria de imprensa, a PRF nega que tenha recebido algum comunicado da polícia paraguaia, mas afirma que está em alerta, perante qualquer ameaça de ataque de facções criminosas. 

Exército do crime - No dia 19 de maio, o Campo Grande News mostrou que autoridades paraguaias estão convictas de que a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) assumiu totalmente o controle do tráfico de drogas e de armas na Linha Internacional entre o departamento de Amambay e Mato Grosso do Sul.

Fontes do Ministério Público paraguaio revelaram ao jornal ABC Color que após eliminar o antigo chefão da fronteira, Jorge Rafaat, em junho do ano passado, o PCC colocou pelo menos 200 homens em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero para eliminar os concorrentes e assumir o controle total do fornecimento de maconha, cocaína, armas e munição para o Brasil.

De prontidão - Autoridades paraguaias que pedem para não serem identificadas temendo sofrer represália do crime organizado, afirmam que os “soldados” do PCC, fortemente armados, ficam escondidos em Ponta Porã e cidades de Amambay, aguardando ordens para fazer operações na fronteira.

“O certo é que após o assassinato de Jorge Rafaat Toumani, o PCC tomou o domínio do crime organizado na fronteira. Seus homens foram colocados em locais estratégicos, como as cidades paraguaias Capitán Bado, Bella Vista Norte e Pedro Juan Caballero”, afirmou a fonte ao jornal ABC.

Cada membro do PCC teria suas obrigações bem definidas, segundo as autoridades paraguaias, que atualmente fazem um minucioso e secreto levantamento para descobrir os integrantes da facção nos presídios paraguaios e morando ilegalmente naquele país.

“Uma parte está designada especificamente ao tráfico de cocaína, armas e marihuana ao mercado brasileiro. Outro grupo se dedica a lavar o dinheiro obtido através da comercialização de drogas e armas”, revela a autoridade.

Assalto carro-forte - No dia 6 deste mês, um carro-forte da empresa Brinks foi atacado na MS-156, entre Amambai e Caarapó, região de fronteira com o Paraguai.

Armados com fuzis e uma metralhadora antiaérea calibre 50, os seis assaltantes atiraram nos pneus e fizeram o veículo sair da pista. Depois metralharam a cabine, para forçar a saída do motorista e de três seguranças da empresa.

Notas de dinheiro se espalharam sobre a vegetação e na rodovia. Os seguranças foram obrigados a juntar as cédulas e entregar para os assaltantes, que entraram na Duster e fugiram em direção a Amambai. Além do dinheiro, cujo valor roubado não foi revelado, os bandidos levaram duas escopetas calibre 12 e dois revólveres dos seguranças.

Três quilômetros adiante, eles abandonaram o carro numa estrada vicinal e atearam fogo. A quadrilha teria entrado em uma caminhonete e fugido, possivelmente para o Paraguai, que fica a 50 km do local do roubo.

 

Nos siga no Google Notícias