ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Com mais 12 metros, obras de nova ponte fica pronta em novembro

A extensão da ponte, que era de 48 metros, passará a ser de 60 metros sobre o Rio dos Velhos

Aline dos Santos | 24/09/2018 11:14
Ponte em reconstrução sobre o Rio dos Velhos, na zona rural de Jardim.
Ponte em reconstrução sobre o Rio dos Velhos, na zona rural de Jardim.

A reconstrução da ponte sobre o Rio dos Velhos, em Jardim, deve ser concluída no mês de novembro. Com o projeto refeito e adição de 12 metros, o serviço começou em agosto. A ponte edificada em 2014 desabou parcialmente após forte temporal, registrado em fevereiro de 2018. A perícia técnica constatou que o projeto foi mal dimensionado.

Conforme o titular da Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura), Helianey Paulo da Silva, a empresa responsável pela obra, a Sipav Engenharia, manifestou-se prontamente para recuperar a ponte após ser notificada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Segundo laudo elaborado pela Etelo Engenharia de Estruturas, a queda da ponte foi consequência de erros primários. A base de sustentação do lado direito, por exemplo, com uma viga de concreto apoiada em blocos com estacas, foi construída sobre o barranco, distante da margem do rio. Foi constatado também que os pilares da mesma linha foram construídos sobre um maciço de terra arenosa que adentrava o rio.

A reconstrução da estrutura sobre o Rio dos Velhos implica na implantação de uma abertura de 24 metros entre dois pilares, por onde, conforme estudo, ocorre a maior vazão do canal, evitando também concentração da vegetação. A extensão da ponte, que era de 48 metros, passará a ter 60 metros, com a instalação de mais um vão de 12 metros no barranco onde ocorreu afundamento de um dos pilares, construído sobre um maciço de terra arenosa.

A queda da estrutura isolou importante região de produção de grãos e de agricultura familiar de Jardim, causando prejuízos no escoamento da safra de soja e transporte de estudantes da área rurais. Na época, a Agesul implantou um desvio alternativo, próximo à ponte interditada, na localidade conhecida como Água Amarela. O cascalhamento do trecho (alagado) garantiu o tráfego de caminhões com carga, sendo a única alternativa de acesso até o momento.

Ponte desabou em fevereiro de 2018 após forte temporal.
Ponte desabou em fevereiro de 2018 após forte temporal.
Nos siga no Google Notícias