A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Junho de 2017

19/12/2013 23:00

Corumbá inicia qualificação de atendimento para turistas na fronteira

Viníius Squinelo

Já está funcionando o Centro Internacional de Atendimento ao Turista do Pantanal (CIAT-Pantanal). Inaugurado nesta quinta-feira (19), pela Prefeitura de Corumbá, o objetivo é qualificar o serviço prestado aos viajantes que entram e saem do país pela fronteira corumbaense com a Bolívia.

Segundo informações do site Diário Corumbaense, no CIAT-Pantanal o turista encontra informações a respeito de horário de voos nos aeroportos de Puerto Suárez (Bolívia) e de Corumbá; ônibus e trem que partem da cidade boliviana de Puerto Quijarro, bem como dos locais, horários e destinos partindo da rodoviária corumbaense. No local, também são disponibilizados panfletos, mapas vídeos e material informativo sobre Corumbá, o Pantanal e Mato Grosso do Sul.

Funcionando numa sala cedida pela Receita Federal exatamente ao lado do posto de imigração da Polícia Federal, o Centro Internacional conta com serviço de informação trilíngue – português, espanhol e inglês – e uma equipe de três funcionários da Fundação de Turismo. O atendimento aos turistas que por lá passarem é diário. De segunda a sexta acontece das 08h às 18 horas. Sábados, domingos e feriados o serviço vai das 08h às 14 horas.

Pelos próximos três meses uma equipe do Observatório de Turismo do Pantanal de Corumbá vai trabalhar no local, elaborando uma pesquisa para identificar o perfil completo do turista que cruza a fronteira de Corumbá com a Bolívia. As informações vão nortear ações para o desenvolvimento de uma política para o setor.

“É fundamental não apenas para traçarmos políticas públicas, mas para sermos mais assertivos na nossa promoção fora de Mato Grosso do Sul, bem como também atrair investimentos e empresas”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes. Ela destacou que Corumbá é a primeira cidade sul-mato-grossense a implantar um receptivo internacional para turistas. “Temos Corumbá como o polo de desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro e portão internacional do país”, afirmou, em entrevista ao Diário Corumbaense.

Para o prefeito Paulo Duarte, o novo espaço se configura numa importante ferramenta para integração efetiva do Brasil com a Bolívia através do turismo. “A fronteira não pode ser vista como limitador, como um lugar hostil e de repressão. É importante, sim, essa fiscalização, mas, ao mesmo tempo, ela precisa acolher. Precisamos mudar essa concepção e fazermos dessa, uma fronteira segura e por isso precisamos dessa parceira com a Bolívia. A fronteira não pode ser barreira, tem que ser oportunidade. As pessoas estão chegando e vão ver essa intenção que temos de recebê-las bem”, finalizou.

TJ-MS segue com vagas em seleção para estagiários de Direito
O TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) continua com inscrições abertas para processo seletivo de estagiário de Direito. As vagas são par...
Relatório do TCE constata obras pagas e paralisadas em escolas públicas
Relatório apresentado nesta segunda-feira, 26, pela conselheira Marisa Serra, do TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), revela situação d...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions