ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Dono de oficina matou para tomar lugar de “Alma” e recuperar “herança roubada”

Para investigação, garagista foi assassinado e corpo sumiu com ajuda de “especialista” em esquartejamento

Dayene Paz | 02/03/2022 16:15
Carlos está desaparecido desde o dia 30 de novembro de 2021. (Foto: Arquivo Familiar)
Carlos está desaparecido desde o dia 30 de novembro de 2021. (Foto: Arquivo Familiar)

Investigação da DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio) indica que o garagista Carlos Reis de Medeiros de Jesus, de 52 anos, vulgo "Alma", foi assassinado dentro da oficina de Thiago Gabriel Martins da Silva, localizada na Avenida Gunter Hans, em Campo Grande, com ajuda de funcionários. O corpo foi esquartejado e levado a um local ainda desconhecido.

Thiago Gabriel Martins, vulgo "Thiaguinho PCC" ou "Especialista", é filho de José Venceslau Alves da Silva, ou "Celau", homem com extensa ficha criminal e que tinha negócios com o garagista. Em um áudio obtido pela polícia, Alma teria revelado ter "despejado bastante dinheiro desse velho na praça", se referindo a Celau, que morreu em 2020.

A partir de então, Thiago Gabriel - que estava preso por homicídio - progrediu para regime aberto e passou a cobrar Alma do valor que por "herança" teria direito. No entanto, não teve retorno. Foi então, conforme apurou a polícia, que Thiago apresentou Vitor Hugo de Oliveira Afonso, vulgo Primo, para o garagista.

O relacionamento entre eles ficou mais íntimo, tanto que Primo chegou a morar por aproximadamente dois meses na residência de Alma, no Tiradentes, entre setembro e novembro de 2021. Foi então que Primo começou a assessorá-lo nos negócios de compra e venda de veículos, também cobranças de agiotagem.

Para a investigação, a estratégia traçada por Thiago Gabriel visava monitorar a rotina de Alma, com ajuda de Primo, para ter acesso a todos os devedores do agiota e saber para quem o dinheiro de Celau foi emprestado.

Primo cobrava os devedores junto com o garagista. Um deles, Ademilson Cramolish Palombo, o "Alemão", devia alta quantia. Em novembro, durante uma das cobranças, o trio (Alma, Thiago e Vitor) teve uma discussão com Palombo, pois o devedor queria pagar R$ 160 mil, valor bem abaixo do devido. O garagista chegou a relatar nessa época para a esposa que sofreu ameaças de morte de Alemão.

Emboscada - No entanto, a investigação policial indica que Alma foi assassinado por Thiago Gabriel, que teve ajuda dos funcionários. Na data do desaparecimento, 30 de novembro de 2021, foi atraído para a oficina para tratar de negócios. Por ser comum o tipo de conversa entre eles, Alma não desconfiou.

Garagista esteve em comércio antes de seguir para oficina no dia 30 de novembro. (Foto: Reprodução)
Garagista esteve em comércio antes de seguir para oficina no dia 30 de novembro. (Foto: Reprodução)

Ao chegar no comércio, o garagista estacionou a caminhonete S-10 na Avenida Gunter Hans e se dirigiu para o fundo da oficina, como era de costume. No local, estava Thiago, Primo, Rodrigo José Martins da Silva (irmão de Thiago) e outro funcionário. Houve uma discussão, então Alma foi executado com aproximadamente três tiros em "pleno horário comercial".

Depois, o corpo foi esquartejado, com apoio principalmente de Primo, que já que teria cometido esse tipo de crime no Acre, sendo "fácil" para ele ocultar o corpo, conforme a investigação. Thiago chamou todos os funcionários, afirmando que "quem abrisse a boca teria o mesmo fim". O local foi lavado por um funcionário e depois o corpo foi levado para um lugar ainda desconhecido em uma caminhonete de cor prata.

Desmanche - Thiago pensou em tudo, de acordo com a apuração policial. Vendeu os veículos de Alma para Pedro Henrique Dias da Conceição e Anderson Ramos Souza. Pedro foi até a oficina logo depois do crime, onde também teria sido ameaçado por Thiago. Em seguida, um funcionário da oficina os acompanhou (Pedro e Anderson) até a garagem de Alma, de posse da chave do comércio, onde começaram a guinchar os carros.

Veículos encontrados em desmanche clandestino, durante investigação sobre desaparecimento. (Foto: Divulgação)
Veículos encontrados em desmanche clandestino, durante investigação sobre desaparecimento. (Foto: Divulgação)

No entanto, Pedro e Anderson acabaram sendo flagrados pela esposa de Alma, que foi até a garagem para ter notícias do marido que estava desaparecido desde cedo. Com ajuda dela, a DEH chegou até o desmanche no Jardim Centro Oeste, onde foram localizados 10 carros da vítima.

Pedro esteve no dia seguinte à morte, na oficina de Thiago, horas antes de ser preso, quando recebeu mais ameaças.

Agiotagem para o PCC - Ainda de acordo com a apuração, há informações de que Thiago e Vitor Hugo são integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital), responsáveis por executar aqueles que se opusessem ou contrariassem algum interesse deles ou da facção, como cobrar juros extorsivos ou que trapaceasse em negócios. Thiago e Vitor Hugo deviam alta quantia ao garagista. Chegaram a entregar uma GM Montana e um quadriciclo como garantia.

A polícia também apurou que Alma tinha negócios com "Tio Arantes", um dos líderes do PCC em Mato Grosso do Sul e da maior rebelião que o Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande já teve. Semanas antes de desaparecer, em novembro, o garagista esteve em uma chácara acompanhado de Thiago, Vitor Hugo e Tio Arantes. Alma ainda teria pego fuzis da facção criminosa como garantia de dívida, aponta a investigação policial.

Operação - A polícia cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em comércios e casas dos envolvidos no último 22 de fevereiro. Na data, Rodrigo, o irmão de Thiago, foi preso. Vitor Hugo já se encontrava preso, após ser abordado com documento falso. Não há informações se os outros funcionários citados na investigação e Thiago Gabriel estão presos.

Nos siga no Google Notícias