ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Dourados redobra atenção após casos de dengue tipo 4 em MS

Jeozadaque Garcia | 13/03/2012 21:34
Secretaria de Saúde intensificou ações de combate a dengue. (Foto: Divulgação)
Secretaria de Saúde intensificou ações de combate a dengue. (Foto: Divulgação)

O município de Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti após os dois primeiros casos de dengue tipo 4 registrados em Mato Grosso do Sul na última semana.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e o Departamento de Vigilância em Saúde alertam a população sobre o risco da entrada da dengue tipo 4 e intensificam as ações de prevenções e bloqueio para evitar uma epidemia provocada pelo novo sorotipo da doença.

Em Dourados não há ainda caso desse tipo de dengue e no geral a doença está controlada, com seis casos de dengue tipo I confirmados em 2012.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, quando são notificados casos de dengue ou pessoas com sintomas as equipes vão até o bairro para fazer o bloqueio com inseticida. Também verificam a presença de larvas em depósitos de água parada e fazem e eliminação.

Outra forma de controle é feita diariamente pelas equipes de educação em saúde, através de ações educativas em pontos de entrada e saída de Dourados.

A prefeitura também intensificou os mutirões nos bairros, envolvendo agentes de endemias e outros profissionais da saúde. Eles entram na propriedade para verificar a existência de larvas ou criadouros e fazer a eliminação.

Para intensificar os trabalhos, a Secretaria Municipal de Saúde chamou no início deste mês mais dez pessoas que passaram em concurso público para ocupar cargos de agentes de endemias e integrar as equipes que atuam nos bairros.

Punição - De acordo com a Prefeitura, quando um foco de dengue é encontrado, o morador é notificado para providenciar a limpeza do imóvel. Se ficar comprovando que o mosquito da dengue apareceu no local por problema ambiental, a punição pode ser ainda mais rigorosa.

Nos siga no Google Notícias