ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Em apenas três dias, quatro pessoas morrem por problemas respiratórios

Moradores estão preocupados com "surto de gripe" na região e falta de estrutura para tratar dos casos

Maressa Mendonça | 14/08/2019 19:15
Elenice do Prado morreu estava com H3N2 e morreu (Foto: Arquivo Pessoal)
Elenice do Prado morreu estava com H3N2 e morreu (Foto: Arquivo Pessoal)

Moradores de Naviraí estão apreensivos com a possibilidade de um “surto de gripe” no município e falta de estrutura do hospital para lidar com a questão. Na última terça-feira (6), Elenice do Prado, de 59 anos, morreu com H3N2.

O problema, segundo a empresária e filha da vítima Eliane Prado, de 34 anos, é que ela não ficou “isolada”, oferecendo risco para outras pessoas internadas na Santa Casa do município, onde ela estava.

Nesta mesma semana ao menos mais três pessoas morreram vítimas de problemas respiratórios, informação confirmada pelas funerárias do município. A secretaria municipal de Saúde nega qualquer problema.

“Ela ficou lá tomando remedinho de pneumonia e não era a doença que ela tinha”, declara Eliane. Para ela, tanto o hospital quanto os postos de saúde do município estão tratando como “gripezinha”, um problema muito mais sério.

As funerárias da cidade confirmam que de 3 a 6 deste mês ocorreram sete mortes. Com base nos registros de óbitos, uma delas confirmou ao menos dois casos de pneumonia e outro de insuficiência respiratória.

Questionado sobre o problema o secretário municipal de Saúde, Welligton de Mattos Santussi respondeu que, do início do ano até agora os 47 casos de gripe confirmados no município foram tratados. Ainda segundo ele, sobre esse último caso não há evidências clínicas que o óbito ocorreu em decorrência do vírus.

“Temos em média 50 óbitos de pessoas internadas por ano. Seria um cataclismo [desastre] sete pela mesma doença em tão pouco tempo”.

Sobre o tipo de atendimento, incluindo reclamação na demora em se fazer os exames, ele comenta que o procedimento padrão tem sido feito. Isto é enviar para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias