A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

09/12/2015 16:30

Em cidade que faz 40°C, todas as escolas serão climatizadas este ano

Mariana Rodrigues
No total, Corumbá possui 26 unidades educacionais, entre escolas e centros infantis. (Foto: Renê Marcio Carneiro/ Prefeitura de Corumbá)No total, Corumbá possui 26 unidades educacionais, entre escolas e centros infantis. (Foto: Renê Marcio Carneiro/ Prefeitura de Corumbá)

A cidade de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande vai terminar o ano com 100% das escolas municipais e creches climatizadas. Atualmente, 90% das unidades educacionais já possuem ar-condicionado. O programa chamado "Bons Ventos", vem atender aos alunos e professores que sofrem com as altas temperaturas da região que registra temperaturas na casa dos 40°C.

O projeto foi iniciado em 2013 e dividido em duas etapas. Segundo o prefeito Paulo Duarte (PT), até o fim deste ano, 100% das escolas e creches terão ar-condicionado em suas salas de aulas. Na primeira etapa foram 19 unidades educacionais contempladas, totalizando 216 salas de aulas, com 468 aparelhos de ar condicionado e 7.903 alunos beneficiados.

No total, Corumbá possui 26 unidades educacionais, entre escolas e centros infantis, destes faltam apenas quatro para fechar a etapa final do projeto, desta forma o município será o primeiro do país a ter todas as suas escolas climatizadas, conforme informou o prefeito ao Campo Grande News.

A segunda etapa visa beneficiar 8.102 alunos da rede municipal. No total serão instalados 318 aparelhos de ar condicionado nesta etapa. "Ao todo serão quase 900 aparelhos instalados nas duas etapas, nesse projeto que começamos com recursos próprios", comentou Duarte.

"Fica um legado para o município pode passar cinco, 10 anos e o máximo que vão ter que fazer será renovar os aparelhos. Aqui onde as temperaturas chegam a 40°C e até 43°C é muito importante esse projeto", conta.

O prefeito Paulo Duarte afirmou que até o fim deste mês 100% das escolas estarão climatizadas. (Foto: Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá)O prefeito Paulo Duarte afirmou que até o fim deste mês 100% das escolas estarão climatizadas. (Foto: Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá)

O prefeito cita que foram investidos quase R$ 4 milhões para concluir as duas etapas do projeto. Ele explica que esse valor poderia ser usado para outros fins, como pavimentação asfáltica, mas que nesse momento o projeto de climatização é prioridade. "Você percebe a diferença nas escolas que já possuem os condicionadores de ar, as crianças não estão mais agitadas por conta do calor, estão aprendendo melhor. Os professores também estão comemorando e notando a diferença", acrescenta o prefeito .

O prefeito Paulo Duarte afirmou ainda que as cinco escolas da área rural devem receber os aparelhos de ar-condicionados no ano que vem. "É necessário condições elétricas para poder realizar a instalação desses aparelhos, por isso estamos verificando a condição elétrica primeiro para depois partimos para a instalação".

Temperatura - Corumbá é conhecida não só por suas belezas, mas também por seu histórico de altas temperaturas. Hoje (9), por exemplo, a cidade registra temperatura máxima de 34°C e mínima de 21°C, conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Mas não foi sempre assim, só no mês de outubro, durante a Primavera a Cidade Branca, como é conhecida, registou temperatura de 40,9°C, a maior registrada para o mês.

Neste período em específico, o fenômeno meteorológico resultou do aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial e alteração dos ventos sobre a América do Sul, o que dificulta a entrada de massas de ar polar no país. Porém, é comum as altas temperaturas no município.

No dia 13 do mês de novembro, foi registrada a cidade registrou temperatura máxima de 39,2°C, com sensação térmica de 45°C.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions