A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

24/12/2015 11:43

Família Viegas promove 1º encontro domingo para reunir dois mil parentes

Helio de Freitas, de Dourados

A família Viegas promove domingo (27), o primeiro encontro em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Segundo os organizadores, devem participar pelo menos dois mil integrantes, todos descendentes de Aureliano Luiz Viegas e Leonidas Ávila Viegas, os responsáveis pela vinda dos Viegas do Rio Grande do Sul para Dourados.

Aureliano participou ativamente da revolução federalista em 1893 no sul e no início de 1.900, para proteger a família de novos conflitos, reuniu todos os filhos, noras e genros numa comitiva montada em lombo de cavalos, atravessou o Uruguai, Paraguai e entrou no Brasil pela região de Amambai, onde morreu.

De acordo com a organização do encontro, os familiares de Aureliano seguiram viagem e conseguiram chegar a Dourados, onde se instalaram.

Aureliano deixou dez filhos – Jovino, Francisco, Antenor, Laurindo, José, Delicardêncio, Acácio, Alexandrinha, Hernestina e Brandina – todos nascidos no Rio Grande do Sul e que residiram em Dourados até o final da vida e integram o rol dos pioneiros do município.

“Hoje, quando se fala em Viegas, pelo menos em Dourados e região, são todos parentes”, disse a presidente da comissão organizadora do encontro, Dinorá Fagundes Viegas. Integrantes da família são homenageados com nomes de bairro, escola e várias ruas na cidade. O grande reduto dos Viegas era a Cabeceira Alegre.

O encontro será no salão dos Vicentinos, no Izidro Pedroso, onde haverá um almoço. “Será um encontro tímido neste primeiro, mas a intenção é melhorar cada vez mais para que a gente possa manter viva nossa história, que também representa grande parte da história de Dourados”, disse Dinorá Viegas.

Ação pede a transferência de presos detidos na delegacia de Bonito
O MPE (Ministério Público Estadual) ingressou com ação civil pública pedindo à Justiça que determine a transferência imediata de todos os presos prov...
Sicredi faz doação para reformas de quartos no Lar do Idoso de Dourados
A agência Integração do Sicredi de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - fez a doação de recursos para a reforma de 14 quartos no L...
UFMS oferece 16 vagas para professor de nível superior em Três Lagoas
Será aberto no próximo dia 1º de janeiro pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) as inscrições para preencher 16 vagas para professore...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions