ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Governo quer licitar até junho obra para sede de bombeiros em cidade turística

Caroline Maldonado | 27/04/2016 17:02
Secretário Jaime Verruck reuniu-se com presidente da Câmara de Vereadores de Bonito, Amir Trindade, durante a Rota do Desenvolvimento (Foto: Divulgação)
Secretário Jaime Verruck reuniu-se com presidente da Câmara de Vereadores de Bonito, Amir Trindade, durante a Rota do Desenvolvimento (Foto: Divulgação)

Está prevista para ocorrer ainda neste semestre a licitação para construção de um unidade do Corpo de Bombeiros, em Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande. O Governo do Estado aprovou a indicação de área feita pela prefeitura. A cidade, que recebe em média 80 mil turistas por semestre, conta apenas com uma brigada de incêndio no Aeroporto. Quando há acidente grave, a população precisa esperar por equipe de Jardim, que percorre 60 quilômetros.

O prefeito Leonel Lemos de Souza Brito retirou da Câmara o projeto que autorizava a cessão de uma área e agora deve encaminhar novo pedido para que os vereadores avaliem a indicação de outro imóvel, maior que o terreno indicado anteriormente. A área fica na entrada do município, após o Centro de Convenções.

“Acreditamos que haverá unanimidade dos vereadores na aprovação em regime de urgência da cessão da área, já que a unidade do Corpo de Bombeiros é um anseio de toda a comunidade, por ser uma necessidade de segurança a população, o patrimônio da cidade e turistas”, comentou o prefeito. O comandante-geral do Corpo Bombeiros, Esli Ricardo de Lima, aprovou o local.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal, Amir Trindade, para discutir a tramitação do processo de doação da área, durante a Rota do Desenvolvimento, que chegou ontem (26) a Bonito e segue até quinta-feira (28).

O secretário lembrou que é preciso que a prefeitura acelere o processo em função do calendário eleitoral. Além disso, há determinação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para que a obra seja entregue o quanto antes. Verruck espera que a autorização legislativa ocorra ainda na próxima semana.

O projeto prevê estrutura para atuação de 25 militares, viaturas autobomba de busca e salvamento, caminhonete 4×4, unidade de resgate e dois veículos pequenos, além de equipamentos operacionais. O comandante dos bombeiros pediu que, além da unidade operacional, seja construída uma casa para abrigar os comandantes que se revezam no comando dos grupamentos.

Dificuldade - Em dezembro de 2015, equipes do Corpo de Bombeiros de Jardim demoraram 50 minutos para chegar a Bonito e combater um incêndio, que destruiu uma pizzaria e atingiu outros imóveis. Durante a espera, agentes da PMA (Polícia Militar Ambiental), PM (Polícia Militar) e voluntários tentaram conter o fogo.

Os bombeiros de Jardim atendem também Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Bela Vista. Dias antes do acidente, o prefeito Leonel havia encontrado representantes da corporação em Campo Grande para tratar do assunto. Na época, era discutida a construção em uma de três áreas possíveis. Mais tarde, o prefeito enviou à Câmara o projeto para a sessão, voltou atrás e agora deve encaminhar outro.

Nos siga no Google Notícias