ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Há cem dias como prefeita, Délia deixa 27 mil alunos sem uniforme e material

Prefeita de Dourados completa nesta segunda-feira cem dias de administração, mas estudantes ainda não receberam kit escolar e alunos que moram na zona rural estão sem transporte

Helio de Freitas, de Dourados | 10/04/2017 11:22
Alunos de escolas municipais de Dourados ainda não receberam uniforme e materiais (Foto: Divulgação)
Alunos de escolas municipais de Dourados ainda não receberam uniforme e materiais (Foto: Divulgação)
Délia Razuk enfrenta dificuldade nos primeiros cem dias de governo (Foto: Helio de Freitas)
Délia Razuk enfrenta dificuldade nos primeiros cem dias de governo (Foto: Helio de Freitas)

Os 27 mil estudantes das escolas municipais de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, ainda não receberam o uniforme e o kit de materiais, entregues pela prefeitura desde 2012. As aulas já começaram há dois meses e os alunos estão indo para a escola com o uniforme do ano passado.

Filhos de trabalhadores pobres da periferia, sem dinheiro para comprar até um lápis e um caderno, há 60 dias usam o que sobrou do ano passado.

Completando cem dias de administração nesta segunda-feira (10), a prefeita Délia Razuk (PR) ainda não anunciou quando os alunos vão receber o uniforme e o kit de materiais escolares, que até o ano passado incluía lápis, caneta, apontador, borracha e caderno, além de um par de tênis e mochila.

O Campo Grande News tenta há uma semana obter informações da prefeitura sobre a previsão de entrega do uniforme e do kit de materiais, mas a assessoria de imprensa não se manifestou. Uma nova tentativa foi feita ontem em contato com a diretora de comunicação, Elizabeth Salomão, novamente sem sucesso.

Além da falta do uniforme e materiais, a atual administração vem acumulando medidas que afetam crianças e jovens que estudam nas escolas de Dourados.

Sem arte e cultura – Primeiro foi o Nace (Núcleo de Arte, Cultura e Esporte), criado na administração de Murilo Zauith (PSB) e deixado de lado pela atual prefeita.

No dia 30 de janeiro, Délia baixou um decreto determinando contingenciamento de R$ 79,6 milhões dos recursos previstos no orçamento 2017 de todas as secretarias e fundações da prefeitura.

Apesar de a educação ser uma das pastas menos afetadas pelo corte, a medida atingiu em cheio o programa criado em 2012 e que atendia 500 alunos da rede municipal de ensino.

Estudantes de escolas da periferia acima dos cinco anos de idade frequentavam aulas de balé, street dance, teatro, mangá, desenho artístico e arte em quatro escolas particulares da cidade, que não tiveram os contratos renovados.

Na época, o secretário de Cultura de Dourados, Gil Esper, anunciou que o Nace não é prioridade da atual administração e que o programa vai ser remodelado, para atingir mais crianças e adolescentes. Entretanto, não falou quando isso será feito.

Alunos sem transporte – Assim que as aulas começaram, no dia 13 de fevereiro, a prefeitura anunciou mudanças no sistema de transporte escolar e mais uma vez afetou crianças da periferia e da zona rural.

Estudantes que moram em bairros distantes das escolas do Centro, como o Jardim Guaicurus, ficaram sem transporte depois que a prefeita mandou cortar o serviço.

Délia alegou falta de dinheiro para manter o transporte, mas enfrentou forte protesto oposição na Câmara de Vereadores e dos pais, que apontaram falta de segurança para mandar crianças pequenas nos ônibus do transporte coletivo regular.

Na mesma semana, a prefeita recuou e retomou o serviço, mas apenas para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Estudantes do 6º ao 9º ano e do ensino médio são obrigados a usar o transporte coletivo comum – serviço considerado inseguro pelos pais das crianças.

Mais alunos a pé – Estudantes da zona rural que frequentam aulas em escolas estaduais e particulares da cidade também ficaram a pé. A prefeitura cortou o serviço alegando falta de dinheiro e quer que o governo do Estado pague a conta.

Na semana passada houve uma tentativa para convencer a prefeita a revogar a medida, mas o transporte continua suspenso. “Foi sem sucesso. Lamento a decisão da prefeitura”, afirmou o vereador Madson Valente (DEM), que representa a comunidade rural no Legislativo.

A reunião foi realizada na Secretaria de Educação, com a presença de pais dos estudantes prejudicados. A prefeitura prometeu aumentar duas linhas de ônibus e atender os estudantes da zona rural, mas não disse quando isso deve ocorrer. “Disseram que estão sem condições para isso”, afirmou Valente.

O transporte desses alunos da zona rural – alguns moram a 70 km da cidade – existiu por 36 anos e só agora em 2017 deixou de ser feito pela prefeitura.

“O que o município está impondo aos pais é complicado, porque muitos não têm condições de pagar passagem e alimentação para os filhos. Não tem renda compatível para isso”, afirmou o vereador. Pelo menos cem famílias estão sendo prejudicadas.

Nos siga no Google Notícias