ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

MPE quer anular contratações sob suspeita em Corumbá

Aline dos Santos | 11/06/2012 12:36

Estratégias mais comuns para direcionar processos licitatórios foram cobrança de valores acima do de mercado e diminuição da concorrência

Conforme promotor, licitações sob suspeita são das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. (Foto: Ricardo Albertoni/Diário Online)
Conforme promotor, licitações sob suspeita são das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. (Foto: Ricardo Albertoni/Diário Online)

O MPE (Ministério Público Estadual), que investiga irregularidades das licitações nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social em Corumbá, vai tentar anular contratos. No dia 31 de maio, a prefeitura foi alvo da operação Decoada, realizada pela PF (Polícia Federal). Foram apreendidos documentos e quatro servidores chegaram ser presos.

De acordo com o promotor Luciano Anechini Lara Leite, as estratégias mais comuns para direcionar os processos licitatórios foram o vencimento das mesmas empresas, cobrança de valores acima do de mercado e diminuição da concorrência com medidas e exigências ilegais nos contratos.

Ainda não foi determinado o tamanho do prejuízo aos cofres públicos, contudo, as fraudes envolvem milhões de reais. Escutas telefônicas apontam indícios de fraudes na área de Saúde e superfaturamento de show.

Conforme o promotor, ações civis públicas buscam declarar nula a contratação viciada e a devolução dos valores pagos.

Na operação Decoada, foram presos o secretário de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa; o ex-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rodolfo Assef Vieira, que deixou o cargo para disputar as eleições; o assessor de gabinete, Carlos Porto; e a gerente II da Secretaria de Gestão Governamental, Camila Campos Carvalho Faro. Todos já estão em liberdade.

O secretário de Finanças e Porto foram afastados de suas funções pela Justiça. A lista de afastamentos ainda inclui o secretário municipal de Saúde, Lauther Serra; diretor da junta interventora do Hospital de Caridade, Vitor Salomão Paiva; e os servidores Osana de Lucca, Márcio Androlage Chaves e Maria Vitória da Silva.

Segundo o prefeito Ruiter Cunha (PT), vários casos apontados como fraudes licitatórias e desvio de verbas pela CGU (Controladoria-Geral da União) já foram rebatidos e esclarecidos pelos técnicos da prefeitura de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias