ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Murilo recebe propostas de circulação de caminhões no centro de Dourados

Edmir Conceição | 24/10/2011 19:37

O prefeito Murilo recebeu nesta segunda-feira a proposta finalizada sobre o tráfego de veículos pesados no centro de Dourados. As sugestões foram elaboradas por uma comissão, formada por representantes da prefeitura, da Câmara de Vereadores e dos setores envolvidos.

Agora as medidas serão avaliadas pela Procuradoria-Geral do Município e pelo Departamento de Trânsito antes de serem incluídas no decreto que será assinado pelo prefeito. As propostas foram elaboradas após uma ampla discussão entre todos os setores direta ou indiretamente afetados pela medida. As discussões duraram cerca de 40 dias.

“Quando iniciamos essa ideia, pedimos que se reunissem e chegassem a um consenso. Foi isso que aconteceu. Agora vamos acatar essas propostas apresentadas pelos setores envolvidos”, afirmou o prefeito.

Entre os presentes à reunião para entrega das propostas estavam o empresário Carlos Alberto Galvão representando a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Cláudio Gaiofato da Acomac (Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção), o vereador Pedro Pepa e Cleuza Zornita da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

As novas regras para a circulação de caminhões e carretas serão adotadas no quadrilátero central da Melvin Jones até a Aquidauana no sentido oeste-leste e da Cuiabá até a Monte Alegre no sentido sul-norte.

Nesse quadrilátero, o tráfego, estacionamento e operação de carga e descarga de caminhões terão de obedecer às datas e horários definidos com a participação de empresários e representantes dos trabalhadores do setor.

Os veículos considerados de ¾ (caminhonetes F-4000) poderão circular livremente. Já os veículos médios - “toco” e “truck” – poderão circular das 19h às 6h30 da manhã seguinte, das 8h até 10h e das 14h até 16h30.

Já os veículos pesados – categoria que inclui carretas e bi-trem – só poderão circular das 19h às 6h30 e das 14h às 16h. Nos finais de semana a circulação, carga e descarga ficam liberados a partir das 13h de sábado.

Veículos leves e médios transportando pedra, areia, tijolo ou concreto usinado, destinados às obras localizadas na área central, também terão tráfego liberado. Também têm trânsito livre os caminhões transportando oxigênio líquido e combustíveis (regra prevista em legislação federal), caminhões de mudança e auto-fossas.

DECISÃO CERTA

Para os empresários que participaram da elaboração da proposta levada ao prefeito, Murilo tomou a decisão certa ao propor essa discussão. “O prefeito está colocando ordem nesse setor. Era preciso ter essa iniciativa”, afirmou Carlos Alberto Galvão, da Aced.

“Muita gente ainda está desinformada sobre o assunto, achando que a prefeitura vai proibir todos os caminhões na área central. Fizemos uma discussão com todos os setores e elaboramos uma proposta de consenso, porque sabemos que era preciso tomar medidas para disciplinar o tráfego desses veículos e o prefeito Murilo fez isso”, disse Cláudio Gaiofato.

O vereador Pedro Pepa também elogiou a iniciativa do prefeito: “foi uma decisão acertada do prefeito Murilo em colocar esse assunto em discussão. Durante 40 dias acompanhamos as reuniões e participamos da elaboração dessa proposta que vai ser acatada pelo prefeito. Vai ser bom para todo mundo, principalmente para a cidade”.

Murilo aproveitou e disse aos empresários que entre as medidas que estão sendo adotadas pela administração para melhorar o trânsito estão a retirada das rotatórias da Marcelino Pires – o que já começou a ser feito – e a instalação da Onda Verde na mesma via.

Com esse sistema, ficará mais rápido cruzar a cidade de um lado ao outro, pois os semáforos serão sincronizados. “Circulando a uma velocidade média de 50 km por hora, os veículos poderão encontrar todos os semáforos abertos, o que vai agilizar o trânsito na Marcelino”, explicou.

Nos siga no Google Notícias