ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Oito cidades integram nova microrregião no programa estadual de regulação

Lucas Junot | 04/03/2017 07:42
Acompanhado do secretário Nelson Tavares, o governador Reinaldo Azambuja assinou ontem o termo que cria a microrregião. (Foto: Helio de Freitas)
Acompanhado do secretário Nelson Tavares, o governador Reinaldo Azambuja assinou ontem o termo que cria a microrregião. (Foto: Helio de Freitas)

Os municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru agora compõem a microrregião de Ponta Porã no Programa de Implementação do Complexo de Regulador em Mato Grosso do Sul. Com a adesão, a Secretaria de Estado de Saúde faz o que chama de operacionalizará os trabalhos de regulação do acesso aos serviços de saúde na região, substituindo o uso de fax, nas urgências, por um sistema informatizado e com equipes já treinadas.

Além de Ponta Porã, Campo Grande e Dourados já possuem o sistema de regulação atualizado e informatizado. De acordo com o cronograma da secretaria, o projeto de operacionalização do sistema de regulação será implantado também nas microrregiões de Três Lagoas e Paranaíba, sendo feita assim a regulação ambulatorial e hospitalar.

“Estamos seguindo a mesma lógica regional para a reestruturação da saúde em Mato Grosso do Sul. A região de Ponta Porã se tornou um pólo regional de média e alta complexidade, com isso estamos aumentando cerca de 26% de seus atendimentos e evitando o deslocamento de pacientes para outras regiões. Temos como meta aumentar ainda mais estes atendimentos e completar a ampliação do Hospital Regional”, afirmou o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), que cumpriu agenda na sexta-feira (3) em Ponta Porã.

Com a nova adesão na microrregião de Ponta Porã, a Secretaria de Estado de Saúde atuará junto aos serviços de saúde dos municípios que não tenham centrais de regulação implantadas, contribuindo para a garantia da execução do acesso a toda oferta assistencial para a população de Mato Grosso do Sul.

Hospital Regional - A termo que inclui a microrregião foi assinado ontem durante a entrega da reforma do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã.

O governador Reinaldo Azambuja entregou 10 novos leitos de UTI, e apresentou o reaparelhamento e a adoção do novo modelo de gestão, de parceria público-privada, e as suas melhorias no atendimento do Hospital regional de Ponta Porã. Além de aumentar o atendimento, o Hospital Regional customizou a aplicação de recursos, gerando economia para o Estado.

No Hospital Regional de Ponta Porã, onde a Organização Social Gerir está atuando deste agosto de 2016, o número de consultas e atendimentos de urgência passou de cerca de dois mil em agosto, para 4.734 em dezembro, totalizando mais de 21 mil pessoas atendidas neste período.

Os avanços são de 26% a mais na capacidade de atendimento, com o custo menor no que se refere aos gastos da instituição. Anteriormente o Estado destinava cerca de R$ 2,3 milhões mensais para o Hospital Regional de Ponta Porã. Hoje, os custos são de R$ 1,9 milhão.

Nos siga no Google Notícias