ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Operação investiga participação de servidores e vereadores na compra de votos

Investigados teriam usado máquina pública para conseguir apoio político nas eleições de 2020

Geisy Garnes | 19/10/2021 08:33
Polícia Federal cumpre sete mandados de busca e apreensão nesta manhã. (Foto: Henrique Kawaminami)
Polícia Federal cumpre sete mandados de busca e apreensão nesta manhã. (Foto: Henrique Kawaminami)

Esquema de compra de votos nas eleições municipais de Corumbá – a 419 quilômetros de Campo Grande – é alvo de ação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (19). A Operação Mercês investiga a participação de servidores públicos e membros do Poder Legislativo na fraude eleitoral.

Segundo divulgado pela polícia, sete mandados de busca e apreensão são cumpridos na cidade. A intenção é esclarecer a associação de servidores públicos e vereadores do Município para a compra de votos. Os investigados teriam usado a máquina pública por meio da troca de favores ou troca de benefícios, para conseguir apoio político para suas próprias candidaturas ou de terceiros nas eleições municipais do ano de 2020.

Até o momento, as apurações apontam que o grupo teria praticado crimes eleitorais e contra a administração pública. A última eleição municipal reelegeu Marcelo Iunes como prefeito de Corumbá. A disputa foi travada entre seis candidatos, mas o atual gestor venceu com 42,65% dos votos válidos.

O termo “mercês”, que dá nome a operação, vem do latim e sintetiza o modo de funcionamento da prática eleitoreira baseado em clientelismo, esquema observado na investigação.

Nos siga no Google Notícias