ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Paraguai transfere quatro presos de quartel onde brasileiro matou mulher

Entre os transferidos está Carlos Henrique Tavares, chefe local do PCC e ligado ao traficante Jarvis Gimenes Pavão

Helio de Freitas, de Dourados | 14/01/2019 16:43
Sede da Agrupación Especializada, onde teve fuga e assassinato nos últimos meses (Foto: ABC Color)
Sede da Agrupación Especializada, onde teve fuga e assassinato nos últimos meses (Foto: ABC Color)

Quatro internos foram transferidos hoje (14) da sede da Agrupación Especializada para a penitenciária de Tacumbú, em Assunção, capital do Paraguai. A medida é a primeira tomada após a intervenção no quartel que serve de presídio para dezenas de bandidos considerados mais perigosos.

Entre os transferidos nesta segunda está o brasileiro Carlos Henrique Silva Cândido Tavares, 36, apontado como chefe local da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Ligado ao narcotraficante sul-mato-grossense Jarvis Gimenes Pavão – extraditado do Paraguai para o Brasil em dezembro de 2017 – Tavares fazia o papel de secretário no período em que o chefão esteve preso com ele na Agrupación e em Tacumbú.

Em 2016, ele foi acusado de intermediar o assassinato do carcereiro Mario Lezcano Mereles, 48, e do filho dele Mario Alberto Lezcano, 26, supostamente a mando de Pavão.

Os outros transferidos são os paraguaios Adán Urunaga Cohene, Édgar Penayo Ríos e Orlando Efrén Benítez Portillo, condenados por crimes que vão de assalto a sequestro.

Antes apontado como presídio seguro e alternativa para as mordomias que os chefes do crime conseguem comprar em Tacumbú, a sede da Agrupación - grupo de elite da Polícia Nacional - virou sinônimo de descaso.

Nos últimos dois meses, dois líderes do PCC fugiram do local após subornarem policiais e uma garota de programa de 18 anos foi morta a facadas dentro da cela pelo brasileiro Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto.

Expulso e entregue à Polícia Federal dois dias após a morte, Piloto tentou, com o crime, evitar a extradição para o Brasil, onde está condenado a 26 anos de prisão. Entretanto, o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez não esperou a decisão da Justiça e mandou expulsá-lo imediatamente.

Nos siga no Google Notícias