ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

PMA fecha serraria ilegal em assentamento e aplica multa de R$ 36 mil

Priscilla Peres | 24/12/2014 16:07
Madeira estaca estocada em lote de assentamento e foi apreendida. (Foto: PMA)
Madeira estaca estocada em lote de assentamento e foi apreendida. (Foto: PMA)

Uma serraria ilegal foi fechada na tarde de ontem (23) em Alcinópolis - distante 402 km de Campo Grande. A PMA (Polícia Militar Ambiental) além do funcionamento sem autorização, flagrou dezenas de vigas de madeira armazenadas, também sem nota.

De acordo com a PMA de Coxim, a serraria foi localizada no assentamento rural Santa Fé, no lote 205, onde foram encontradas madeiras serradas das espécies aroeira (madeira protegida por lei) e ipê sem o Documento de Origem Florestal.

Parte da madeira era explorada e armazenada em um sítio localizado a 7 km do assentamento. Lá foram apreendidos 48 vigas de madeira, 5 caibros, 5 tábuas, 4 toras de aroeira, 1 motosserra marca Stihl. Além de 122 vigas, 207 tábuas, 59 tábuas e 282 (estacas para cerca) de madeira medindo 2,20 metros de comprimento.

O proprietário da serraria e sua esposa, moram no lote 205 do assentamento e foram autuados administrativamente e multados em mais de R$ 36 mil. Eles responderão por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental e de armazenar e explorar madeira de lei ilegalmente.

Se condenados poderão pegar pena de detenção de três meses a um ano pela atividade de serraria e, de um a dois anos de detenção pela madeira ilegal. Devido a exploração da aroeira que não pode ser cortada sem Plano de Manejo, a pena é agravada.

Nos siga no Google Notícias