A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 25 de Junho de 2017

24/12/2014 16:07

PMA fecha serraria ilegal em assentamento e aplica multa de R$ 36 mil

Priscilla Peres
Madeira estaca estocada em lote de assentamento e foi apreendida. (Foto: PMA)Madeira estaca estocada em lote de assentamento e foi apreendida. (Foto: PMA)

Uma serraria ilegal foi fechada na tarde de ontem (23) em Alcinópolis - distante 402 km de Campo Grande. A PMA (Polícia Militar Ambiental) além do funcionamento sem autorização, flagrou dezenas de vigas de madeira armazenadas, também sem nota.

De acordo com a PMA de Coxim, a serraria foi localizada no assentamento rural Santa Fé, no lote 205, onde foram encontradas madeiras serradas das espécies aroeira (madeira protegida por lei) e ipê sem o Documento de Origem Florestal.

Parte da madeira era explorada e armazenada em um sítio localizado a 7 km do assentamento. Lá foram apreendidos 48 vigas de madeira, 5 caibros, 5 tábuas, 4 toras de aroeira, 1 motosserra marca Stihl. Além de 122 vigas, 207 tábuas, 59 tábuas e 282 (estacas para cerca) de madeira medindo 2,20 metros de comprimento.

O proprietário da serraria e sua esposa, moram no lote 205 do assentamento e foram autuados administrativamente e multados em mais de R$ 36 mil. Eles responderão por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental e de armazenar e explorar madeira de lei ilegalmente.

Se condenados poderão pegar pena de detenção de três meses a um ano pela atividade de serraria e, de um a dois anos de detenção pela madeira ilegal. Devido a exploração da aroeira que não pode ser cortada sem Plano de Manejo, a pena é agravada.

Homem é preso após agredir esposa em aldeia indígena
Homem de 25 anos foi preso após agredir a esposa de 20 anos com socos no rosto na noite de ontem (24), por volta das 21h, em uma aldeia indígena, loc...
Por ciúmes, homem agride e tenta enforcar parceiro
Homem de 40 anos é suspeito de agredir e tentar enforcar o parceiro de 21 anos por ciúmes. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (25), por volt...
Mulher fica gravemente ferida após ser agredida e arrastada com laço de couro
Mulher de 32 anos ficou gravemente ferida após ser agredida com socos e chutes e ainda arrastada com um laço de couro pelo marido de 24 anos. O caso ...
Motociclista é encontrado ferido com tiro na cabeça em rodovia
  Um motociclista de 41 anos foi encontrado ferido com um tiro na cabeça na noite de sábado (24) na BR-419 em Nioaque, a 179 km de Campo Grande. Segu...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions