ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  06    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Polícia localiza caminhonete usada por brasileiro em atentado na fronteira

Andrés Garcia Petrale, o “Ratinho”, agiu na companhia de funcionário, também com prisão decretada

Por Helio de Freitas, de Dourados | 06/08/2025 09:47
Polícia localiza caminhonete usada por brasileiro em atentado na fronteira
A Silverado usada por “Ratinho” em atentado com tiros de fuzil em povoado na fronteira (Foto: Última Hora)

A Polícia Nacional do Paraguai localizou nesta terça-feira (5) a caminhonete Chevrolet Silverado branca, usada no atentado a tiros com armas de guerra, ocorrido na madrugada de 11 de julho deste ano em Corpus Christi, povoado localizado a 15 km de Sete Quedas (MS).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Nacional do Paraguai localizou uma caminhonete Chevrolet Silverado branca, utilizada em um atentado com armas de guerra em Corpus Christi, povoado próximo a Sete Quedas (MS). O veículo pertence ao brasileiro Andrés Garcia Petrale, conhecido como "Ratinho", que está foragido junto com seu empregado.O atentado ocorreu em 11 de julho, quando os suspeitos invadiram a residência do comerciante Luiz Antonio Villalba Pedrozo. A caminhonete foi encontrada em uma oficina em Katueté, a 38 km do local do crime. Petrale também é investigado pelo assassinato de Denis Barrios Valenzuela, ocorrido em janeiro deste ano.

O veículo pertence ao brasileiro Andrés Garcia Petrale, 39, o “Ratinho”, apontado como um dos autores dos tiros. Ele está sendo procurado na linha internacional, assim como seu empregado, Julio César Enciso Ruíz Díaz, de 24 anos. De acordo com investigadores paraguaios, o alvo do atentado foi o comerciante Luiz Antonio Villalba Pedrozo, 35.

Câmera de monitoramento flagrou o momento em que os dois homens usaram a Silverado para derrubar o portão da casa (veja o vídeo abaixo). Depois, entraram no imóvel e dispararam vários tiros. Luiz Antonio, a esposa grávida e os dois filhos pequenos do casal não foram atingidos.

A caminhonete, com avarias no para-choque traseiro e na lateral esquerda, foi encontrada em uma oficina de funilaria e pintura em Katueté, povoado a 38 km do local do atentado e a 55 km do território sul-mato-grossense. Um drone foi usado para localizar o veículo suspeito, que foi apreendido e levado para a sede local da Polícia Nacional.

Ouvido e liberado – No dia 25 de julho, quando já estava sendo procurado por toda a polícia da fronteira, Andrés Garcia Petrale se apresentou na sede do Ministério Público em Katueté e foi interrogado pela promotora Cleider Marlene Velázquez López. Após o depoimento, a promotora cancelou a ordem de prisão contra ele, mas não comunicou o fato à Polícia Nacional.

A medida provocou crise entre Ministério Público e polícia. Na segunda-feira (3), o procurador-adjunto do departamento de Canindeyú, Diego Augusto Ovando, transferiu a promotora Cleider Marlene e designou para seu lugar o promotor Óscar Javier Paredes. A prisão de Andrés Garcia Petrale foi decretada novamente e as buscas contra ele retomadas.

Execução – Andrés Garcia Petrale também é implicado no assassinato de Denis Barrios Valenzuela, 24, ocorrido em Corpus Christi em janeiro deste ano, e na tentativa de resgate de um dos autores materiais do crime quando ele já estava detido pela polícia paraguaia.

Segundo a imprensa do Paraguai, uma das caminhonetes usadas pelos pistoleiros que executaram Denis Valenzuela e depois na tentativa de resgate estava registrada em nome de Andrés Garcia Petrale.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.