ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Praça de 32 mil metros construída pela Fiems é inaugurada em Corumbá

Nadyenka Castro | 19/05/2012 10:09

Praça do Sesi fica no bairro Maria Leite e, para moradores, região necessitava de local como este

Arena de eventos durante a inauguração (Foto: Divulgação)
Arena de eventos durante a inauguração (Foto: Divulgação)

A área é de 32 mil metros quadrados, mas, o beneficio para a comunidade corumbaense não dá para se dimensionar em números.

Estamos falando da Praça do Sesi, em Corumbá, a 423 quilômetros de Campo Grande, inaugurada na noite dessa sexta-feira, com direito a apresentações culturais e show do grupo Acaba.

Muito mais do que uma simples praça. “É um centro poliesportivo”, define o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen. Para o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha (PT), “é espaço de alegria, recreação, lazer”.

Tudo começou em 2009, quando as unidades do Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Corumbá começaram a ser reformados.

Entre as duas unidades havia a área onde hoje é a praça que pertencia à Fibria. O local, afirmam moradores e autoridades, era um ‘brejo’. Muito mato e restos de construção. Situação que trazia insegurança para a região.

A Fibria doou a área e, com intermédio do deputado estadual Paulo Duarte (PT), a Fiems decidiu pela construção do espaço, que foi aprovado pela população. “O local trazia insegurança para a região. Agora trouxe valorização. Mais qualidade de vida”, diz o deputado.

A obra começou em setembro de 2011. A praça ficou muita bonita. Toda arborizada, cercada, com portões e acessos às unidades do Sesi e Senai, o espaço tem aparelhos de ginástica, brinquedos para crianças – como balanços e escorregadores-, quadras de areia, de concreto e ainda um campo de futebol não oficial.

Há chuveiros, banheiros, bancos, mesas, arena de eventos e também um espaço para realização de apresentações menores. À noite, a diversão está garantida com as diversas luminárias, que se assemelham a tochas. No futuro será construída uma biblioteca no local. O investimento foi de R$ 2,5 milhões.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e com moradores da região. A Praça do Sesi finaliza a reforma e ampliação do complexo Sesi/Senai de Corumbá.

“Ficou algo muito bonito. Integrado com a urbanização”, fala Longen. “Corumbá precisava. Nós acertamos”, diz o presidente da Fiems. Sobre a possibilidade de estender projetos como este a outros municípios, Longen fala que não há nada de concreto ainda, mas, depende de projetos a serem apresentados.

Pai de um casal de filhos, o auxiliar de maquinista Eneas Monteiro, 30 anos, afirma que vai levar as crianças para brincar no local. “Vou trazer sim. As coisas que tem aqui outras praças não tem. Ficou muito bonita”.

A preocupação de Eneas é com a segurança. “É um local afastado do centro. Tem que ter segurança garantida”. A professora Rosa Maria do Nascimento Silva, 42 anos, compartilha da mesma opinião. “Todo lugar tem vândalos. É preciso cuidar para que eles não acabem com tudo isso aqui”, diz.

Rosa define o local como “ambiente bem agradável, aconchegante”. “Isso aqui era feio, estava abandonado”, diz.

O funcionário público Kleber Martins da Silva, 36 anos, fala que o espaço ficou “muito bonito”. “Tem até campo de futebol”, brinca.

No local foram construídos bancos e mesas embaixo de quiosques (Foto: Divulgação)
No local foram construídos bancos e mesas embaixo de quiosques (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias