ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Prefeita manda barrar pacientes de outras cidades sem consultas marcadas

Para não sobrecarregar hospitais, só poderão entrar em Dourados pessoas que tenham consultas e exames regulados pelo SUS

Helio de Freitas, de Dourados | 23/03/2020 09:18
Prefeita Délia Razuk (de máscara) mandou Guarda Municipal fiscalizar veículos que chegam a Dourados transportando pacientes (Foto: Divulgação)
Prefeita Délia Razuk (de máscara) mandou Guarda Municipal fiscalizar veículos que chegam a Dourados transportando pacientes (Foto: Divulgação)

A Guarda Municipal começa nesta segunda-feira (23) a fiscalizar micro-ônibus e vans que trazem pacientes de outras cidades da região para atendimento em hospitais de Dourados, a 233 km de Campo Grande. Só poderão entrar na cidade os veículos que estiverem transportando pessoas com consultas e exames já autorizados no sistema de regulação do SUS (Sistema Único de Saúde). Pacientes para consultas particulares não estão incluídos na fiscalização.

Em nota encaminhada pela assessoria, a prefeita Délia Razuk (PTB) informou que a medida foi tomada para evitar sobrecarga no sistema de saúde de Dourados e garantir atendimento médico a todas as pessoas que realmente necessitam e estejam dentro da regulação dos serviços.

A prefeitura já se prepara para aumento da procura por atendimento em decorrência da proliferação do novo coronavírus. Dourados ainda não teve nenhum caso confirmado de Covid-19.

Segundo profissionais da saúde, diariamente centenas de moradores de cidades da região vêm a Dourados para atendimento de saúde. Antes, essas pessoas precisam passar pelo posto de saúde e fazer a consulta para que o pedido de exame seja incluído no sistema do SUS.

A consulta com especialista também precisa ser incluída. Após o procedimento ser autorizado pelo Sisreg (sistema de regulação) do SUS, o paciente se desloca até Dourados para fazer o exame ou a consulta com especialista. Entretanto, na prática muitos moradores de fora vêm atrás de atendimento médico sem seguir esses critérios e contribuem para superlotar as unidades de saúde.

Conforme a prefeitura, Guarda Municipal, Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e servidores das demais secretarias deverão atuar na fiscalização desses veículos com pacientes de outros municípios.

Coronavírus – A prefeitura avisou que hoje às 14h a prefeita Délia Razuk fará reunião por videoconferência com todos os secretários de Saúde da região para detalhar ações contra o novo coronavírus. Entre as ações está a criação do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus e de um segundo grupo formado por representantes de todas as secretarias e órgãos da prefeitura.

Délia Razuk deve anunciar também o fechamento das lojas da área central e dos bairros. Na sexta-feira, ela assinou decreto determinando apenas redução no horário de atendimento das lojas e do shopping, mas o Ministério Público fez recomendação dando 24 horas para o fechamento total como forma de evitar aglomerações. No sábado, o Shopping Avenida Center acatou a recomendação e fechou por tempo indeterminado.

Na semana passada a prefeitura também montou tendas no Hospital da Vida e na UPA (Unidade de Pronto de Atendimento) para funcionar como hospital de campanha em caso de necessidade, mas nas redes sociais os moradores cobram o fechamento total do comércio, como já ocorre em outras cidades da região.

Nos siga no Google Notícias