ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Prefeitura de Dourados não foi notificada sobre pedido de leitos de UTI

Nadyenka Castro | 29/05/2012 17:10

De acordo com a assessoria de imprensa do município, a Secretaria Municipal de Saúde só irá se pronunciar após a comunicação oficial

A prefeitura de Dourados ainda não foi notificada sobre a Ação Civil Pública movida pelo MPE (Ministério Público Estadual) que busca a criação de novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), clínicos e cirúrgicos no município e em cidades da região.

De acordo com a assessoria de imprensa do município, a Secretaria Municipal de Saúde só irá se pronunciar sobre o pedido do MPE após a comunicação oficial.

O MPE pediu Antecipação de Tutela contra a União, Estado e o município de Dourados, para que, no prazo de 90 dias, sejam instalados e iniciadas operações de mais nove leitos de UTI. Seja em hospital público ou mediante convênio, perfazendo um total de 64 leitos em operação.

O Ministério Público solicita ainda a aplicação de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento, caso o pedido seja aceito.

De acordo com o MPE, a quantidade estipulada pela ação é baseada na estrutura mínima indicada pela Portaria MS 1.101/02. A tentativa busca reduzir os riscos de morte e os agravos de patologias ocorridas em hospitais por conta da falta de leitos.

Com população de aproximadamente 770 mil habitantes, a macrorregião de Dourados tem 55 leitos ativos, nove abaixo do estipulado pela portaria estadual e com uma defasagem de 400 leitos se comparado com número indicado pelo Ministério da Saúde.

Nos siga no Google Notícias