ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

PRFs presos apareciam em lista de contrabandistas como "policiais bons"

Operação da PF prendeu 5 PRFs envolvidos no esquema; na lista, os "policiais ruins" eram os honestos, que barrariam a carga

Silvia Frias e Clayton Neves | 05/03/2020 12:27
Veículo carregado com cigarros, apreendido pela PRF, na BR-163, e levado para a PF: crime recorrente nas estradas de MS (Foto: Marcos Maluf)
Veículo carregado com cigarros, apreendido pela PRF, na BR-163, e levado para a PF: crime recorrente nas estradas de MS (Foto: Marcos Maluf)

Nas operações Managers e 100% a PF (Polícia Federal) prendeu cinco policiais rodoviários federais e cinco “gerentes” de quadrilha especializada no contrabando de cigarros. Entre os PRFs, quatro deles já estavam na corporação há mais de 20 anos, facilitavam a passagem da mercadoria ilícita e estavam na lista dos bandidos como “policiais bons”, enquanto os "policiais ruins" são os honestos que barrariam a carga.

A operação contou com o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Dos 5 policiais presos, um deles está na corporação há 26 anos e ganhou liberdade recentemente, após ser preso durante a Operação Trunk, que investiga o mesmo crime. Do resto, dois estavam na PRF há 24 anos, um há 21 anos e o último, há nove anos.

A Justiça Federal expediu 35 mandados em Mato Grosso do Sul e Paraná, sendo 10 de prisão preventiva contra 5 PRFs e 5 homens classificados como “gerentes” do esquema. Foram cumpridos sete mandados de afastamento das funções, em relação aos PRFs (entre presos e outros investigados) e 18 de busca e apreensão em casas e postos de atuação dos policiais. A justiça expediu, ainda, sequestro de bens dos suspeitos. Um dos PRFs é aposentado, não sendo necessário afastamento.

O delegado-chefe da PF, Nilson Zanzarin Negrão, responsável pela operação, as investigações começaram no segundo semestre de 2019, descobrindo-se a vinculação dos “gerentes” e dos PRFs corruptos a partir das outras três operações que investigaram a ação dos cigarreiros: Nepsis, de setembro de 2018 com duas etapas em fevereiro e julho de 2019; Trunk, em julho de 2019 e Teçá, em agosto de 2019.

Coletiva da PF e PRF detalha esquema de contrabando (Foto: Marcos Maluf)
Coletiva da PF e PRF detalha esquema de contrabando (Foto: Marcos Maluf)

Segundo o delegado, os mandados foram expedidos nos municípios de Eldorado, o “epicentro” da ação, Mundo Novo, Naviraí, Japorã, Juti, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Campo Grande.

A PF cruzou dados obtidos nas operações e dos documentos apreendidos. “Tinha agenda com a lista em que aparecia policiais bons e ruins”. Para os criminosos, os “policiais bons” eram aqueles que faziam parte do esquema e facilitavam a passagem do contrabando, com maior garantia de chegar ao destino. Os “policiais ruins” são os honestos, sem chance de terminar o transporte.

Nas anotações, consta carregamento para todas as regiões do País.

Esquema – Aa investigação descobriu três grandes grupos organizados dentro do mesmo esquema de contrabando de cigarros, denominados Máfia dos Cigarreiros, Grupo TT e Grupo do Cromado. Dos líderes identificados, quatro deles tinham mandado de prisão nas operações Nepsis e Tecá, sendo que dois estão no presos e dois foragidos.

A PF não forneceu os nomes dos líderes, mas disse que dois deles tiveram condenação recente de mais de 50 anos, sendo possível identificar que são Ângelo Guimarães Ballerini e Valdenir Pereira dos Santos, sentenciados por contrabando de cigarros.

O superintendente regional da PF, Cleo Mazzotti, disse que as operações vão além da apreensão de cigarros e devem focar também em quebrar o esquema financeiro milionário das quadrilhas.

As operações foram denominadas Managers (gerente, em inglês) e 100%, neste caso, por ser a forma de comunicação via mensagens para evidenciar que a estrada estava liberada para passagem do contrabando.

Nos siga no Google Notícias