ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Sem estrutura, MPF dá prazo para prefeitura regularizar serviços do Samu

Mariana Rodrigues | 28/03/2016 16:39
Na janela do prédio do Samu, aonde deveria ter vidros há papelões. (Foto: Divulgação/ MPF)
Na janela do prédio do Samu, aonde deveria ter vidros há papelões. (Foto: Divulgação/ MPF)

Uma decisão judicial obriga o município de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, a reestruturar serviços do Samu (Serviço Móvel de Urgência). De acordo com o MPF (Ministério Público Federal) as ambulâncias estão paradas por falta de manutenção, e a estrutura dos prédios são precárias.

O prédio contém mofo e buracos nas paredes, piso desgastado, fiação elétrica à mostra, má iluminação, má ventilação, ausência de isolamento acústico, falta de manutenção dos aparelhos de ar condicionado, além de móveis sem condições de uso e falta de equipamentos de combate a incêndio.

Conforme o MPF, os servidores estão sem qualificação técnica, além de ausência de materiais básicos para procedimentos de urgência. A decisão liminar da justiça, em ação ajuizada pelo Ministério Público Federal obriga o município a reestruturar o Samu para o "imediato e adequado funcionamento".

Os móveis estão sem condições de uso. (Foto: Divulgação/ MPF)
Os móveis estão sem condições de uso. (Foto: Divulgação/ MPF)

No prazo de 10 dias úteis, a Prefeitura deverá regularizar a falta de ambulâncias, disponibilizando, pelo menos três veículos em condições de operação, com os devidos equipamentos de segurança.

O município deve adquirir em 30 dias e disponibilizar, material básico para o atendimento nos procedimentos de urgência, além de realizar a qualificação técnica dos servidores alocados no Samu, proporcionando, ainda, educação continuada aos integrantes da equipe.

Ainda conforme o MPF, no prazo de 90 dias, a Prefeitura deve construir abrigo para as ambulâncias e reverter as condições precárias do imóvel onde funciona a sede do Samu local, encontrado em situação crítica pelo órgão.

O Ministério Público Federal também ajuizou ação de improbidade administrativa contra a prefeita da cidade, Márcia Moura (PMDB), e a secretária municipal de saúde, Eliane Cristina Figueiredo Brilhante. As duas já tiveram bens bloqueados pela Justiça no montante de R$ 945 mil.

Ambulância está parada por falta de manutenção. (Foto: Divulgação/MPF)
Ambulância está parada por falta de manutenção. (Foto: Divulgação/MPF)

Desde 2012, segundo o MPF, as gestoras estavam cientes das irregularidades. “Não se trata de uma falha qualquer na administração. O Samu, serviço essencial, alcançou um estado crítico; nesse caso, a inércia dos responsáveis torna-se improbidade”.

O Campo Grande News entrou em contato com a prefeita Marcia Moura, mas a mesma não atendeu as nossas ligações. A assessoria de comunicação da Prefeitura também não atendeu aos telefonemas da redação.

Nos siga no Google Notícias