ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Vereadores presos apelam contra afastamento, mas TJ nega liminar

Substituídos ontem por suplentes, Pedro Pepa e Cirilo Ramão alegaram que tiveram seus direitos políticos cassados

Helio de Freitas, de Dourados | 14/12/2018 08:07
Pedro Pepa quando chegava à delegacia no dia em que foi preso (Foto: Adilson Domingos)
Pedro Pepa quando chegava à delegacia no dia em que foi preso (Foto: Adilson Domingos)

Fracassou a tentativa dos vereadores Pedro Pepa (DEM) e Pastor Cirilo Ramão (MDB) de impedir o afastamento determinado quarta-feira (12) pelo juiz da 6ª Vara Cível de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Para tentar barrar o afastamento, os dois entraram com mandado de segurança no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), mas o desembargador Amaury da Silva Kuklinski negou liminar.

Pepa e Cirilo foram presos há nove dias na Operação Cifra Negra, acusados de fazer parte de uma organização criminosa envolvendo licitações fraudulentas e cobrança de propina na Câmara da segunda maior cidade do estado.

Eles estão recolhidos na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) junto com o também vereador Idenor Machado (PSDB) e o ex-vereador Dirceu Longhi (PT).

Também estão presos na PED os ex-servidores da Câmara Amilton Salina e Alexandro Oliveira de Souza e os empresários campo-grandenses Denis da Maia e Jaison Coutinho. As empresárias Karina Alves de Almeida e Franciele Aparecida Vasum, também da Capital, estão em prisão domiciliar.

Recurso negado – No mandado de segurança impetrado pelo advogado José Roberto Teixeira Lopes, os vereadores alegaram que o afastamento do mandato foi determinado fere o princípio de presunção de inocência e não poderia ser fundamento na prisão preventiva, “decretada e cumprida em atos diversos”.

Quando decretou a prisão dos vereadores e dos demais envolvidos, o juiz da 1ª Vara Criminal de Dourados Luiz Alberto de Moura Filho levou em conta os argumentos do Ministério Público de que Pepa, Cirilo e Idenor lideravam a organização criminosa instalada na Câmara.

Em outro trecho do recurso ao TJ, os vereadores afirmaram que tiveram seus direitos políticos “cassados obliquamente” por serem substituídos pelos suplentes Toninho Cruz (PSB) e Marcelo Mourão (PRP).

O desembargador cita em seu despacho que os apelantes são acusados de fraude de licitação, corrupção ativa, peculato, corrupção passiva e organização criminosa. Ele negou o efeito suspensivo, mas deu prazo 15 dias para o Ministério Público apresentar contraditório antes da decisão final.

Cirilo Ramão também está preso e afastado do mandato (Foto: Divulgação)
Cirilo Ramão também está preso e afastado do mandato (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias