ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Justiça decide afastar prefeito de Jaraguari do cargo

Redação | 18/11/2010 21:18

Desde que o prefeito de Jaraguari, Albertino Nunes Ferreira, sofreu uma acidente vascular cerebral, em 2009, e as decisões do Executivo passaram a ser tomadas pelos filhos dele, principalmente César Augusto de Novaes Ferreira, o MPE (Ministério Público Estadual) solicitou à Justiça o afastamento dele do cargo.

Em decisão do Juiz Fernando Moreira, foi julgado procedente o pedido feito pelo MPE, por intermédio do promotor de Justiça Rodrigo Correa Amaro, para afastar em definitivo Albertino do cargo. A informação de que os filhos do prefeito é que estavam tomando as decisões no lugar dele foi confirmada por meio de inquérito civil.

A denúncia chegou por meio da ouvidoria do MPE. Depois do inquérito, o promotor entrou com ação civil pública, recebendo informações de testemunhas que afirmavam que o prefeito encontrava-se incapacitado de exercer o cargo, apresentando perda de memória, desorientação e ausência de noção de espaço e tempo e que os filhos dele estariam tomando decisões sem autoridade para isso.

A liminar que pedia o afastamento foi aceita em primeira instância, e depois em decisão monocrática pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), em segunda instância. Foi concedido efeito suspensivo ao agravo interposto sendo o prefeito reconduzido ao cargo.

Ontem, porém, o processo foi sentenciado pelo juiz Fernando Moreira Freitas da Silva embasado principalmente em laudo psiquiátrico que confirmou a situação. O afastamento do prefeito foi determinado para evitar irresponsabilidades na administração do município, e o vice-prefeito deverá assumir a função.

Nos siga no Google Notícias