ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MPF tem 15 dias para decidir sobre ação contra Enersul

Redação | 26/02/2008 11:07

O juiz Pedro Pereira dos Santos, da 4ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande, deu na semana passada prazo de 15 dias para que o MPF (Ministério Público Federal) se manifeste sobre a ação que corre desde 2003, questionando o reajuste concedido naquele ano à Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul). O MPF alegou que o reajuste, que chegou a 51%, foi abusivo. No ano passado, A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) revisou o processo que concedeu o reajuste e determinou a redução da tarifa e a devolução de valores aos consumidores.

Diante dessa novidade, o juiz chamou as partes para uma audiência de conciliação e pediu à Aneel que apresentasse as informações sobre as determinações feitas à Enersul. Na audiência, realizada no dia 19, a agência informou que deverão ser devolvidos aos consumidores o equivalente a R$ 190 milhões, valores que estão sendo periodicamente corrigidos, e que a forma como isso será decidida no processo de revisão tarifária deste ano, a ser concretizado em abril. A devolução poderá ocorrer em créditos para os clientes da empresa.

Agora, o juiz quer saber se o MPF pretende continuar com a ação ou se acha que a solução dada já garante reparação aos consumidores. O prazo começa a contar quando o MPF receber os autos do processo, o que ainda não ocorreu.

Se não houver acordo, deverá ser nomeada perícia, para avaliar o reajuste concedido em 2003 e saber qual deveria ter sido o índice correto.

Nos siga no Google Notícias