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Cidades

Na escola com nota mais alta do Ideb em MS, diretora aposta na disciplina

Nadyenka Castro | 15/08/2012 18:25

De acordo com a dirigente, pais são chamados sempre que há casos de indisciplina ou de baixo rendimento

“Nosso trabalho é bastante disciplinado”, define Vilma Oliveira da Cruz, sobre o diferencial da Escola Estadual Dom Aquino Correa, que teve a maior nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Mato Grosso do Sul: 7,5. A nota corresponde às séries iniciais do Ensino Fundamental.

O colégio fica em Amambai, a 360 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai. A distância da Capital e a proximidade com o país vizinho não são empecilhos para que lá seja realizado trabalho que rende frutos: “Nas quatro avaliações nós tiramos nota máxima. Em 2009 foi 7 e agora 7,5”, lembra Vilma, diretora da escola desde 2003.

De acordo com Vilma, o trabalho realizado com os 656 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio é baseado na organização, principalmente quando há indisciplina e baixo rendimento escolar.

“O aluno e os pais precisam corresponder às normas. Somos bastante exigente. Se o aluno chegar atrasado, por exemplo, só entra com a presença de um dos pais”, afirma Vilma, explicando que cada estudante tem uma pasta onde os professores anotam informações sobre o comportamento e desempenho.

Quando é preciso, a direção chama os pais. “Esse pai precisa acompanhar mais a vida em casa”, diz. Com os pais dos alunos que apresentam mais dificuldades é feita reunião bimestral. “Mas dificilmente temos problema de indisciplina”, enfatiza.

A maior dificuldade da escola, declara Vilma, é em relação ao espaço. “Ficamos dentro do prédio da universidade. Então é difícil fazer reunião e eventos”.

Ideb -Nas séries iniciais do Ensino Fundamental as notas da Escola Estadual Dom Aquino Correa foram: 5,6 (2005); 6,6 (2007); 7 (2009) e 2011 (7,5).

Nas séries finais do Ensino Fundamental as notas foram: 5,4 (2005); 4,8 (2007); 5,4 (2009) e 5,5 (2011).

Avaliação -O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Os resultados do Ideb permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

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