ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Primeiro dia de greve tem adesão de 75% para Fetems e 30% para Estado

Antonio Marques e Michel Faustino | 27/05/2015 16:23
Segundo a Fetems, 75% das escolas da rede estadual aderiram à greve (Foto: Marcelo Calazans)
Segundo a Fetems, 75% das escolas da rede estadual aderiram à greve (Foto: Marcelo Calazans)
O presidente da Federação diz que a mobilização será intensificada no estado e reivindica os 10,98% de reajuste salarial (Foto: Marcos Ermínio)
O presidente da Federação diz que a mobilização será intensificada no estado e reivindica os 10,98% de reajuste salarial (Foto: Marcos Ermínio)

No primeiro dia de greve dos trabalhadores em educação da rede estadual de ensino a adesão chegou a 75%, segundo a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Em três municípios a paralisação foi total. Para o governo, apenas 30% das escolas aderiram ao movimento totalmente e 23% pararam as atividades parcialmente.

O presidente da Federação, Roberto Botarelli, concedeu entrevista à imprensa na tarde de hoje, na sede da entidade, em Campo Grande, e disse que o objetivo da Fetems é intensificar a mobilização para atingir 90% de paralisação nos próximos dias. Conforme os dados apresentados, em Três Lagoas, Aquidauana e Fátima do Sul a greve atingiu 100% das escolas; em Dourados, chegou a 80% e na Capital, 60% da rede estadual aderiram ao movimento.

De acordo com a assessoria do governo do Estado, no interior 118 escolas funcionaram normalmente, cerca de 40% do total; 89 escolas pararam as atividades, e em outras 69, a paralisação foi parcial. Também teriam 19 estabelecimentos de ensino que estariam decidindo a adesão e não informaram a situação.

Em todo o estado são 279 mil alunos na rede estadual de ensino, distribuídos em 362 escolas, com cerca de 20 mil professores e 6.200 funcionários administrativos. Roberto Botarelli observou que a greve tem adesão total dos profissionais da educação, considerando que a reivindicação refere-se aos 10,98% de reajuste para os professores para integralização do piso nacional para 20 horas semanais e também o reajuste e a antecipação da data base de maio para o mês de janeiro para os funcionários administrativos.

O presidente da Fetems disse que a categoria vai realizar reuniões na sede da entidade todas as manhãs para debater os encaminhamentos do movimento, mas que ainda não teria nenhuma conversa marcada com a comissão de negociação do governo do Estado.

Na manhã de hoje, o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, em entrevista à Rádio Capital, disse que o governo entende a greve como direito dos professores e que não havia encerrado o canal de negociação com a direção da Federação. “Em nenhum momento o governo fugiu do diálogo com a Fetems”, declarou, acrescentando que foi feito um calendário de conversas que se esgotava neste mês e que foi concedido um reajuste de 13,01% retroativo ao mês de janeiro de 2015.

Carlos de Assis afirmou ainda que em nenhum momento o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) questionou a Lei 4464/2013, do governo anterior, que garante o escalonamento do valor do piso salarial dos professores de 40 horas para 20 horas semanais até 2018. “Nós apresentamos mais 4,37% de aumento para outubro de 2015 e o escalonamento para 2022, dentro da possibilidade de pagamento do governo”, explicou o secretário, que considera que a Fetems fechou o diálogo e preferiu o início da greve.

O secretário destacou que foram poucos os estados que concederam os 13,01% de reajuste neste ano, conforme prevê a lei do piso salarial nacional dos professores. Segundo Carlos de Assis, o governo tem trabalhado uma política de valorização dos servidores, mas que em cinco meses de governo não seria possível aplicar as medidas. “O governo vai continuar negociando com os professores e tem uma equipe de negociação para levar a verdade aos professores”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias