A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

22/09/2011 16:05

Prisão e algemas em advogada motivam palestra a PMs na OAB-MS

Edmir Conceição

Após mal-estar, OAB-MS promove palestras a policiais militares para esclarecer direitos e prerrogativas

Policiais do 9º BPM no auditório da OAB-MS. (Foto: Divulgação)Policiais do 9º BPM no auditório da OAB-MS. (Foto: Divulgação)

Policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar participaram hoje, no auditório da OAB-MS, de palestra sobre os direitos e as prerrogativas profissionais dos advogados, promovida pela Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados (CDA). Segundo a OAB-MS, o objetivo foi a interação entre as duas instituições, essenciais à aplicação da justiça e da paz social.

A motivação foi um episódio em policiais deram voz de prisão e algemarem uma advogada da Capital que falava ao celular dirigindo seu veículo, em junho deste ano. Para Marta Porto de Aragão, membro da CDA, a relação cotidiana de trabalho que os advogados têm com o corpo da PM obriga a conhecerem-se melhor e saberem os direitos e deveres legais inerentes à função social que exercem.

O advogado Rodrigo Correa do Couto, secretário-geral da Comissão, fez a palestra, que abordou uso de algemas, a prisão em sala de estado maior e o crime de desacato que não prevê prisão em flagrante.

Para o palestrante, o encontro foi uma troca de informações. “A palestra foi excelente. Debatemos assuntos de extrema importância em ambas profissões e esclarecemos o que para eles é confundido como privilégio. Esse encontro pode aproximar os policiais das prerrogativas”, afirma Couto.

A Comissão irá realizar também palestras aos acadêmicos das universidades da Capital. O intuito é levar o conhecimento sobre todos os direitos e prerrogativas dos profissionais dispostos na Lei 8.906/94. O 1º e 10º Batalhão da PM, a Companhia de Escola Armada, além da Ciptran receberão a mesma palestra.

O tenente-coronel Aroldo Luiz Estevão, comandante do 9º Batalhão da PM, ressaltou que o encontro estreitou laços entre os profissionais. “A palestra cumpriu com todos seus objetivos de forma simples, acessível e direta. Vivemos através de trocas de experiências e é dessa forma que construímos relacionamentos. O encontro de hoje, sem dúvida, é uma oportunidade para produzirmos o futuro”, disse.

OAB denuncia policiais militares que prenderam e algemaram advogada
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul) apresentou denúncia contra os policiais militares que prenderam e algemaram uma...
Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...


Pode ser que o profissional do direito tenhas lá suas prerrogativas e sejam imprecindiveis para o ordenamento e cumprimento deste emaranhado de leis do nosso arcabouço normativo existente juridico brasiliensis, mas garanto que não vão enfrentar e prender a unha os bandidos como os nossos bravos policiais do MS....
 
notlia em 23/09/2011 12:24:13
AH essas prerrogativas, já estou farto de ver quem as tem sacanear o povo em todas as instâncias desse nosso BRASIL VARONIL.....Será que a prerrogativas de quem é um simples trabalhador e pagador de arduos impostos, os quais infram cada vez mais os cofres do herario público não tem um pingo de valor, ou só devemos ser simples e continuar pagando e votando nessa gente que se acha com prerrogativas.
 
notlia em 23/09/2011 12:19:08
Certo o que Carlos Renato escreveu sobre a súmula. Porém, reclamam é o fato de ser com uma advogada, olham, para fazer comentários, a profissão, e não os fatos. Aposto que se fosse um pedreiro ou um outro qualquer (não desmerecendo), estariam ñ do lado dos PM's. Isso pode acontecer com qq um, independente da profissão. E se o abuso acontecer com você?! Vai entrar com uma ação através de quem?
 
Marco Antonio em 23/09/2011 09:22:32
O BRASIL ESTÁ AINDA NO INCERTO, POIS RÉU E TODOS OS CIDADÕES QUE TRANSGRIDEM AS LEIS, NA DIVINA, PECADORES, E SERÃO PUNIDOS ENQUANTO NÃO PEDIREM PERDÃO A DEUS, E DEUS PERCEBER QUE ESTÁ CORRETO, QUE ELE NÃO É INSÁBIO, E AS LEIS DA TERRA, ENQUANTO NÃO FOR ABSOLVIDO, QUALQUER CIDADÃO ERRADO, SERÁ CHAMADO DE RÉU, E QUANDO PRESO, TERÁ QUE SER IMOBILIZADO, QUE É AS ALGEMAS, E SEM MAIS.
 
PEDRO BRAGA em 23/09/2011 08:17:23
Isto vai dar pano pra manga. É claro que a população vai ficar a favor dos PMs neste caso, eu também fiquei. Isto demonstra a rejeição que boa parte da população tem em relação aos advogados. A OAB deveria ficar preocupada com a imagem dos Advogados e do judiciário que anda em baixa.
 
Jorge Luiz Antônio em 23/09/2011 08:02:47
"Porque será que ela pode falar ao celular e eu não posso? Pq eu sou simples mortal? Prende mesmo policiais! Parabéns!!!" ²
 
Joao de Lima Alves em 23/09/2011 07:57:55
Todos são iguais perante a lei. A PM tem que prender e algemar, sem contar que muitos advogados servem de mensageiros para criminosos presos, e por isso, muitos pegam ranço da polícia. Na rua não tem isse de carteirada, todo cidadão deve respeitar primeiramente a ordem pública e seus agentes, sob pena de sofrer e responder as consequêcias de qualquer ato de resitência a autoridade policial.
 
Cláudio Souza em 23/09/2011 07:57:49
A Polícia Militar representa o Estado. Sua ação compara-se ao juiz de futebol,apresentou o cartão vermelho tem que ser acatado. Todos são iguais perante a lei, assim relata a CF.
 
Gerson Ribeiro em 23/09/2011 07:51:19
Advogado não tem prerrogativa ao arrepio da lei.
Essas prerrogativas foram criadas como respeito aos advogados e perseguidos na ditadura, não para que os doutos abusem.
Esse é o problema de muitos brasileiros, o jeitinho pra tudo.
E o desrespeito às pequenas coisas então.
Criticar é fácil.
A polícia estava ali trabalhando.
Porque não podemos parar o carro e atender o celular ou retornar.
 
MARCELO GOMMES em 23/09/2011 07:43:47
Já fui abordado em operações de todas as policias e sempre trataram com educação e respeito, nunca tive problemas ou dificuldades, inclusive uma vez fui alertado por um Pm, na 14 de julho, por uso de celular. O policial, muito educadamente me alertou. O detalhe é educação e respeito. Só reage com falta de educação quem não é racional, mesmo tendo diploma.
 
Ricardo Lopes em 23/09/2011 07:41:05
Segundo a constituição todos são iguais, com os mesmos direitos e deveres.... exceto advogados, juizes, politicos..... Parabéns Policia Militar, não pode baixar a bola mesmo.
Esse é o país em que vivemos Brasil
 
Alex Costa em 23/09/2011 07:38:31
ADVOGADOS DEVERIAM DAR EXEMPLO, O PRESIDENTE DA OAB-MS, DEVERIA CHAMAR ATENÇÃO DESSA ADVOGADA!! SERÁ QUE ELES ESTÃO ACIMA DA LEI? O POVO PODE IR PRESO ADVOGADO NÃO?DAQUI A POUCO OS ADVOGADOS NÃO VÃO PRECISAR PEDIR PERDÃO À DEUS!! SÓ NO BRASIL MESMO.
 
luiz carlos borba em 23/09/2011 07:28:10
Me admiro um comandante, oficial da gloriosa PM se submeter, e ainda pior, fazer com que a oab venha dizer como fazer o trabalho policial. É uma situacao indigna para um policial ser submetido a uma situacao vexatória dessas. Se houve excesso, então se apure os fatos isoladamente e não submeter uma tropa inteira a situação vexatória dessas!!!!!
 
Ericssom Weisser em 22/09/2011 11:57:13
Só queria abrir um parêntese: as prerrogativas aos advogados só valem enquanto estão em exercício da profissão, mas não valem quando estão cometendo infração de trânsito ou qualquer outro ilícito. Deu as caras com a polícia tem que algemar mesmo e jogar no camburão. Só mesmo no Brasil pra uma categoria liberal se julgar acima da lei.Parabéns policiais.
 
Marcos Santini em 22/09/2011 11:46:22
acho que o bom censo cabe em qualquer lugar...acompanhei o caso pela midia, e essa "advogada", desacatou sim os Policiais, pois se houvesse cordialidade, jamais esse fato chegaria a mídia, pois talvez só uma conversa resolveria o caso, e talvez nem geraria multa, mas por causa da arrogância e desobediência e ofença deu no que deu...A reciprocidade vem com bons costumes, e a gentileza é recíproca..
 
Ferreira Silva em 22/09/2011 10:16:44
Parabéns!!! aos políciais, que não curvaram-se diante da carteirada.
Como disseram os colegas leitores. Lei é para ser respeitada por TODOS. Independente de graduação,raça, religião,etc...
Tenho parentes e amigos advogados. Uns humildes, outros arrogantes e prepotentes.
ALGUNS acadêmicos de direito, acham que são Deus, quando formam-se têm a CERTEZA que são DEUS.
 
neyde de oliveira em 22/09/2011 10:09:58
De acordo com a súmula de número 11 da Suprema Corte da República Brasileira(STF), “Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado”.
 
Carlos Renato Lopes em 22/09/2011 10:08:41
O fato de um cidadão portar uma OAB não outorga poderes acima da Lei, as Resoluções da Ordem, nunca tiveram e nunca terão força de Lei, o Presidente da Ordem, na cadeira de professor, deveria oportunizar aos seus colegas advogados uma palestras de como ser um Advogado cidadão e respeitar as Lei, talvez por isso, a classe anda com a moral tão baixa, nunca se viu tanta faucatrua envolvendo advogados
 
Bianco Jurly Fraidete em 22/09/2011 09:58:47
O QUE MOTIVA O USO DAS ALGEMAS É A CONDUTA NA HORA DA ABORDÁGEM, E NÃO A PROFISSÃO OU USO INDEVIDO DO CELULAR. NINGUÉM PODEM SER BRINDADO PELA PROFISSÃO SE USAR DA ARROGÂNCIA NA HORA DA ABORDAGEM. A CONDUTA REGULA OS DIREITOS INCLUSIVE NO DESLOCAMENTO PARA A DELEGACIA. POLICIAL TAMBÉM É CIDADÃO E PAGA IMPOSTO NÃO PODEM SER XINGADO DENTRO DO EXECÍCIO LEGAL DA PROFISSÃO.
 
jorge ferreira em 22/09/2011 09:54:03
Tá tudo errado, já começa pelo militarismo, e a obrigação de ficar sentado a manhã toda ouvindo papo furado... A PM é repressiva e vai prender no ato todos em flagrante, ou por mandado, agora se o crime prevê isso fica por conta do delegado, a PM não tem nada a ver com isso... Agora falar que o CIGCOE é caveira? palhaçada....Só tá faltando a palestra do Picarelli, sobre o bico.... coitados dos PMs
 
Hudson Caetano em 22/09/2011 09:53:04
Porque será que ela pode falar ao celular e eu não posso? Pq eu sou simples mortal. Prende mesmo policiais! Parabéns!!!
 
cristiana rosa em 22/09/2011 09:40:50
num to intendendo toda hora vejo gente de toda classe algemada porque a adevogado nao pode ser algemado po palhaçada em OAB
 
alcides feitosa em 22/09/2011 09:32:40
Que legal, agora criaram uma lei so para advogados, podem tudo,quero ver se eles vao ministrar uma palestra para os agentes de policia, a OAB vai ficar falando sozinha, pois nao vao conseguir obrigar os mesmos a ouvir estas balelas de advogados, a lei é para todos, parabens aos pms, que fizeram cumprir a lei.
 
maria josé em 22/09/2011 09:28:42
Sugiro ao presidente da oab levar os advogados para ouvir palestras na CIPTRAN e na Companhia de Guarda e Escolta para aprenderem a se portar diante destes grandes profissionais(Policiais Militares) e respeitar suas funções!
 
george conrado em 22/09/2011 09:18:24
E se for um qualquer falando no celular ai pode prender e algemar?
 
Edimar Sales em 22/09/2011 08:34:00
UÉ QUEM PRENDEU A TAL ADVOGADA FOI O CIGCOE PQ ESTÃO DANDO PALESTRAS PARA OS BATALHÕES. VAI LÁ DÁ PALESTRA PARA OS CAVEIRAS!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKK

 
Patrícia Carvalho em 22/09/2011 07:48:36
FALAR NO CELULAR É CRIME DE TRANSITO E COM CERTEZA A PESSOA QUE SENTIU-SE OFENDIDA AO SER ABORDADA CORRETAMENTE PELOS POLICIAIS QUERIA DAR "CARTEIRADA" DIZENDO QUE É ADVOGADA E DESACATOU POR ISSO O USO DAS ALGEMAS!! PARABENS AOS POLICIAIS QUE PRENDERAM LEI É LEI INCLUSIVE PARA QUEM TEM MAIS PODER! DEVERIAM TE É VERGONHA DE ESTAR FAZENDO ESTA PALESTRA!!
 
CARLOS DAMASCENO em 22/09/2011 07:12:57
Dominique Strauss-Kahn era presidente do FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL, FMI........foi algemadooooo.......e os advogados brasileiros nao podem?????..Seres superiores????

Isso é o brazilllll..(ASSIM MESMO..COM LETRA MINUSCULA E ''Z'')
 
thiago varzim cabistany em 22/09/2011 07:01:55
Segurança Pública: Direito e responsabilidade de todos. COM CERTEZA o advogado abusou de suas PRERROGATIVAS e cometeu outro fato tipico para ser algemado... Nunca vi ninguem, por estar falando ao celular, ser preso. Mas, agora, com suas prerrogativas esclarecidas, o advogado pode DESACATAR, DESOBEDECER, FAZER O QUE QUIZER com um agente aplicador da lei QUE POOOOODEEEE. Brasil é mesmo um pais de t
 
João Vilalba em 22/09/2011 06:48:03
Interessante, a Lei é para todos os cidadãos independente de nivel de escolaridade, raça credo cor ou religião, isto diz na CF. que são os direitos e deveres, porque aos profissionais do Judiciário ela tem que ser flexível, tá certo que muitas vezes, alguns policiais extrapolam mas isso não que dizer que os senhores advogado(as) tem direitos diferenciados, o CTB é claro para todos os habilitados.
 
Loenir G. Arruda em 22/09/2011 06:40:51
''esclarecemos o que para eles é confundido como privilégio...'' Para ''eles''??? Para a populaçao toda!!!!HA nao é privilegio????? mudou de nome???
 
Thiago varzim cabistany em 22/09/2011 06:37:11
advogados em sua maioria são arrogantes pois se acham os unicos conhecedores da lei, e acham que suas prerrogativas podem lhes dar o direito de desacatar os policiais que cumpriam seu trabalho, os policiais agiram corretamenta pois a advogada em questão estava descontrolada colocando a integradade da policia em risco, pois se todos partirem para cima dos policiais a ordem pública estara ameaçada.
 
pablo palmeiras em 22/09/2011 06:35:19
puxa que legal!!!! Não sabia que existe uma Lei de Trânsito somente para Advogados./// Então pro secretário-da-Comissão da OAB, Rodrigo Correa do Couto, é super "LEGAL" então a classe dirigir na CONTRA MÃO em plena 14 de Julho.//// que legal!!!
quero ser advogado.//////////
 
antonio alves Monteiro em 22/09/2011 06:34:18
Bem, sou advogada, mas nem por isso uso o celular ao dirigir. Principalmente por SER advogada e exigir o cumprimento da Lei em favor de meus clientes, devo dar o exemplo e segui-la sempre.
Vamos fazer a reciprocidade: Façamos uma palestra para relembrar alguns colegas que eles não estão acima da Lei e que devem dar o exemplo!
Quanto à palestra aos PMs: útil e necessária, eles também não estão!
 
Lana Carolina Lübe em 22/09/2011 06:27:09
É através de palestras é que as classes profissionais vão ajustandos algumas diferenças para armonizar a sociedade, isto não que dizer que está privilegiando os advogados, mas advogado é o profissional impressindivel ao ordenamento jurídico, por isso tém seu estatuto, seu código de ética que terá que ser respeitado.
 
porfirio vilela em 22/09/2011 06:07:28
O uso de celular no trânsito é proibido para todos, ou a legislação mostra nomes que podem ou não utilizarem , creio eu que não , agora porque é advogado pode? Tem que multar e prender sim, pois o exemplo tem que vir das autoridades.
 
David Alexandre em 22/09/2011 05:33:54
advodos nao pode falar no tefone celular dirigindo a policia ta certo tempo perdido a policia tem mas o que fazer de k ovir palesta
 
milton aparecido miguel em 22/09/2011 05:07:54
usar o celular ao dirigir, deve sim acarretar em prisão imediata,pois que usa qualquer instrumento ao dirigir está colocando a vida de outro em risco,então cvana nele é um suposto assassino
 
paulo pereira em 22/09/2011 04:54:11
QUER DIZER QUE ADVOGADO NAO PODE MAS QUALQUER OUTRO QUE INFRINGEM A LEI PODE SER ALGEMADO QUANDO PRESO??
 
CARLOS DAMASCENO em 22/09/2011 04:44:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions