ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Programa que amplia educação integral em MS se torna lei estadual

Leonardo Rocha | 30/12/2016 14:29
Secretária Maria Cecília Amêndola apresentou programa no começo de dezembro (Foto: Divulgação)
Secretária Maria Cecília Amêndola apresentou programa no começo de dezembro (Foto: Divulgação)

O programa "Escola de Autoria" que tem a intenção de ampliar a educação integral em Mato Grosso do Sul, se tornou lei estadual, sendo sancionado nesta sexta-feira (30), pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Para o primeiro ano de aplicação, 12 escolas já irão dispor deste novo modelo.

Esta iniciativa surgiu na SED (Secretaria Estadual de Educação), que no início do mês apresentou o programa para o governador. A matéria seguiu para a Assembleia Legislativa, sendo aprovada de forma unânime, sendo sancionada hoje, no Diário Oficial do Estado.

O programa tem a intenção de organizar e inserir este novo modelo na rede estadual de ensino, sendo previsto em 12 escolas em 2017, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Maracaju e Naviraí. O governo quer a participação da comunidade da escolar, na formação do plano pedagógico.

Neste primeiro momento vai beneficiar mais de 4 mil estudantes do ensino médio. De acordo com o governo, a proposta não quer apenas de ampliar para nove horas o tempo de permanência na escola, mas promover uma formação mais qualificada, aumentando as referências e capacitações dos alunos.

A intenção é reduzir a média de abandono e reprovação dos alunos, assim como melhorar o desempenho no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A expansão da educação integral também é uma das metas do PNE (Plano Nacional da Educação), que estipula que o novo modelo esteja em no mínimo 50% das escolas públicas.

Nos siga no Google Notícias