ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Sindicato anuncia estado de greve para pressionar por reajuste de 25%

Aline dos Santos | 28/04/2014 10:36
Prefeito teme que reajustes ultrapassem limite previsto em lei. (Foto: Marcelo Victor)
Prefeito teme que reajustes ultrapassem limite previsto em lei. (Foto: Marcelo Victor)

O Sisem (Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais) faz assembleia e entra em estado de greve a partir desta segunda-feira. A informação foi repassada pelo presidente do sindicato, Marcos Tabosa, antes da reunião com o prefeito Gilmar Olarte (PP), que vai acontecer na manhã de hoje.

O sindicato, que representa 10 mil servidores, quer reajuste de 25% linear (para todos) e encaminhou outros 43 projetos. “São os penduricalhos. Servidor tem bastante produtividade, gratificação”, explica Tabosa.  A assembleia dos servidores será às 19h, no Sisem.

De acordo com o sindicalista, a primeira reunião com o prefeito acontece 24 dias após o protocolo da proposta de reajuste. “No dia 4 de abril, entregamos as propostas dos trabalhadores de 1 a 13. E no dia 10 de abril, para os servidores de 14 a 16. Hoje é dia 28, faltou alguém fazer o dever de casa”, diz. Um a 8 equivale aos servidores com ensino fundamental; 9 a 13 com ensino médio; e 14 a 16, ensino superior.

Com a receita de Campo Grande crescendo a 3%, contra os habituais 17,99%, a Prefeitura já sinalizou que terá dificuldade em atender aos servidores. Em vez dos 25%, deve ser oferecido somente a reposição da inflação: 6,95%.

A proposta de reajuste deve ser enviada para ser votada na Câmara Municipal. Na manhã de hoje, o prefeito recebeu a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), que representa 5.500 professores.

A categoria já tem reajuste de 18,33% previsto em lei. No entanto, há impasse de como o percentual será cumprido. Segundo Olarte, a receita precisa crescer, em média, 15%. O prefeito aponta que a folha de pagamento pode ultrapassar os 51% da receita corrente líquida, ferindo a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Nesta situação, Olarte pode responder por improbidade e os recursos federais para a Capital serem bloqueados. Foi agendada nova reunião para quarta-feira. O prefeito vai pedir parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Segundo o presidente da ACP, Geraldo Alves Gonçalves, o reajuste terá impacto mensal inferior a R$ 12 milhões, sem ameaça à LRF. A categoria, no momento, descarta a paralisação.

Nos siga no Google Notícias