ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

TCU vê deficiência na gestão de tecnologia da informação

Redação | 27/09/2010 22:59

O Tribunal de Contas da União (TCU) avaliou a gestão da tecnologia da informação em 265 instituições da administração pública federal e concluiu que a situação é precária em questões como segurança da informação e uso de pessoal especializado.

De acordo com o relatório, somente 5% das 265 instituições pesquisadas estão em estágio aprimorado de gestão e governança de TI, 38% estão em estágio intermediário e 57% em estágio inicial.

Entre as instituições pesquisadas estão ministérios, tribunais federais, agências reguladoras, universidades federais, fundações, autarquias, secretarias e empresas públicas. No levantamento, o TCU avaliou segurança da informação, estrutura de pessoal especializado em TI e desenvolvimento de softwares. "O panorama da governança de TI, não obstante alguns progressos, permanece desolador", avaliou o relator, ministro Aroldo Cedraz.

Segundo o TCU, entre os itens mais precários está a segurança de informação. "Nenhum dos indicadores relativos à segurança da informação, que envolve confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação, apresentou avanço substancial", informa o relatório, em referência ao último levantamento de gestão de TI, feito em 2007 pelo tribunal.

Na avaliação de Cedraz, a gestão de tecnologia da informação deve ser tratada de forma estratégica pelo governo, inclusive pelos custos que representam aos cofres públicos. Para 2010, a estimativa de gastos da administração pública com TI é de R$ 12,5 bilhões.

Nos siga no Google Notícias