ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 22º

Boa Imagem

Como se vestir em camadas para enfrentar o frio

Cada peça complementa e melhora o trabalho da anterior para te manter aquecido

Por Larissa Almeida (*) | 17/05/2022 11:22

Nesta semana, as temperaturas despencaram, e o frio está intenso em Mato Grosso do Sul. E para se manter aquecido, é importante se vestir em camadas com peças de tecidos específicos que têm a função de conservar o calor do corpo. O mecanismo é simples: cada etapa complementa e melhora o trabalho da etapa anterior.


Ensinei o passo a passo no vídeo e vou descrever aqui também.

Primeira camada

Pense na primeira camada como uma preparação para as outras peças, uma vez que o aquecimento deve ocorrer de dentro para fora, já que o calor do corpo pode e deve ser aproveitado para evitar que o ar gelado penetre na roupa.

Minha primeira camada na verdade são duas. Começo com uma blusa de malha de algodão simples, só porque não tenho várias térmicas e assim posso trocar essa blusa/camiseta todos os dias. Em seguida, visto a blusa de manga longa, calça e meia térmicas, que são elas quem vão segurar a temperatura do corpo. Por isso, é necessário investir na roupa térmica. Do contrário, não adianta muito ter um casaco bonito e aconchegante. As lojas de departamento já estão fazendo peças térmicas, e nos sites especializados, como Decathlon, encontramos facilmente térmicas por cerca de R$ 60,00. Se digitar no Google também, encontramos várias lojas que vendem. Encontrei no Mercado Livre o conjunto completo por R$ 64,90.

Segunda camada

Vista um bom suéter de manga longa de lã, cashmere ou acrílico, que também vai ajudar a manter a temperatura do corpo. Quanto mais fechada a trama, melhor. As escolhas devem ser guiadas pela temperatura ambiente e não devem fazer com que você fique suado, porque o suor tende a reduzir a temperatura corporal.

No caso das calças, se não estiver de calça térmica por baixo, evite jeans ou qualquer peça de algodão. As células do algodão deixam entrar vento e armazenam o ar (no caso, ar gelado) e você passará frio. Opte por calças de acrílico, poliéster, plush, ou tecido grosso com elastano.

Terceira camada

A terceira camada irá trabalhar em conjunto das outras e proteger você de fatores externos além do frio, como o vento e a umidade. Um bom casaco pesado de poliéster vai finalizar as camadas e te manter aquecido. Caso o tempo esteja chuvoso, os corta ventos / casacos de poliamida (nylon em peças importadas) são ótimas opções para se manter seco, porque esta fibra repele a umidade e também evita a entrada de vento.

Por fim, não se esqueça de proteger as extremidades do corpo, com luvas térmicas, gorros, chapéus, cachecóis e, não se esqueça também dos óculos escuros, pois o sol de inverno não esquenta, mas ainda emite raios UV.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

Nos siga no Google Notícias