ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Boa Imagem

Como se vestir em camadas para enfrentar o frio

Cada peça complementa e melhora o trabalho da anterior para te manter aquecido

Larissa Almeida (*) | 17/05/2022 11:22

Nesta semana, as temperaturas despencaram, e o frio está intenso em Mato Grosso do Sul. E para se manter aquecido, é importante se vestir em camadas com peças de tecidos específicos que têm a função de conservar o calor do corpo. O mecanismo é simples: cada etapa complementa e melhora o trabalho da etapa anterior.


Ensinei o passo a passo no vídeo e vou descrever aqui também.

Primeira camada

Pense na primeira camada como uma preparação para as outras peças, uma vez que o aquecimento deve ocorrer de dentro para fora, já que o calor do corpo pode e deve ser aproveitado para evitar que o ar gelado penetre na roupa.

Minha primeira camada na verdade são duas. Começo com uma blusa de malha de algodão simples, só porque não tenho várias térmicas e assim posso trocar essa blusa/camiseta todos os dias. Em seguida, visto a blusa de manga longa, calça e meia térmicas, que são elas quem vão segurar a temperatura do corpo. Por isso, é necessário investir na roupa térmica. Do contrário, não adianta muito ter um casaco bonito e aconchegante. As lojas de departamento já estão fazendo peças térmicas, e nos sites especializados, como Decathlon, encontramos facilmente térmicas por cerca de R$ 60,00. Se digitar no Google também, encontramos várias lojas que vendem. Encontrei no Mercado Livre o conjunto completo por R$ 64,90.

Segunda camada

Vista um bom suéter de manga longa de lã, cashmere ou acrílico, que também vai ajudar a manter a temperatura do corpo. Quanto mais fechada a trama, melhor. As escolhas devem ser guiadas pela temperatura ambiente e não devem fazer com que você fique suado, porque o suor tende a reduzir a temperatura corporal.

No caso das calças, se não estiver de calça térmica por baixo, evite jeans ou qualquer peça de algodão. As células do algodão deixam entrar vento e armazenam o ar (no caso, ar gelado) e você passará frio. Opte por calças de acrílico, poliéster, plush, ou tecido grosso com elastano.

Terceira camada

A terceira camada irá trabalhar em conjunto das outras e proteger você de fatores externos além do frio, como o vento e a umidade. Um bom casaco pesado de poliéster vai finalizar as camadas e te manter aquecido. Caso o tempo esteja chuvoso, os corta ventos / casacos de poliamida (nylon em peças importadas) são ótimas opções para se manter seco, porque esta fibra repele a umidade e também evita a entrada de vento.

Por fim, não se esqueça de proteger as extremidades do corpo, com luvas térmicas, gorros, chapéus, cachecóis e, não se esqueça também dos óculos escuros, pois o sol de inverno não esquenta, mas ainda emite raios UV.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

Nos siga no Google Notícias