ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Os grandes objetivos da vida mudaram para todos?

Mário Sérgio Lorenzetto | 29/05/2016 07:00
Os grandes objetivos da vida mudaram para todos?

Um estudo de economistas diz: "Os jovens redefiniram o sucesso. Antes, dizia-se que alguém bem sucedido era aquele com casa própria e, pelo menos, um carro na garagem. Agora, valoriza-se quem investe seu dinheiro em experiências, viagens e aventuras". Pode ser que em termos estatísticos essa afirmativa seja verdadeira. Mas não é bem assim.
Perante a antiga conjuntura econômica, comprar casa e carro passou a ser possível. Não é mais. Era sinônimo de independência e de emprego fixo e estável. Essa realidade está desaparecendo aceleradamente.
A conjuntura econômica alterou-se. Passamos a viver na corda bamba. Comprar casa tornou-se um mau negócio. Porque o crédito ficou mais caro, porque aprisiona a uma localização, mas, principalmente, porque a ideia de emprego para a vida toda já não existe. E se não existe um salário certo para pagar uma dívida certa, é pior que uma localização permanente. Se a procura de um novo emprego pode te obrigar a mudar de cidade, de Estado ou, talvez, de país, de que serve uma casa?
Quem são os jovens que "investem seu dinheiro em experiências, viagens e aventuras?" São aqueles a quem sobra dinheiro próprio ou de familiares e que, em regra, vivem na casa de seus pais, sem despesas obrigatórias.
Ver as viagens e as novas experiências como uma visão de sucesso, não significa que ter casa e carro deixou de ser importante. Infelizmente, está deixado de ser possível. Não somos menos materialistas, somos mais pobres.

Os grandes objetivos da vida mudaram para todos?

A cachaçada no tempo dos jesuítas.

Tanto indígenas como africanos conheciam bem as bebidas fermentadas. Os primeiros tiveram as suas "cauinagens" registradas pelos padres jesuítas que condenavam os porres costumeiros. A cargo das mulheres, a preparação à base de caju, mandioca, milho, abacaxi ou de jenipapo, depois de bem mastigados para acelerar a fermentação, algumas vezes misturados ao mel de abelha, resultava em um líquido tomado em celebração tribal. Essa celebração tinha caráter religioso. A bebedeira era proibida para crianças e só admitida após a puberdade. A celebração, onde se consumia muita bebida, ocorria ao som de maracás e improvisavam-se canções, danças e assobios. Não era raro aparecer algum indígena com a cabeça quebrada por outro sob o efeito da bebida.
Com a chegada dos portugueses, os indígenas abandonaram o cauim e aderiram ao "cauim-tatá" (pode ser traduzida por bebida de fogo, a atual cachaça), e à garapa (vinho ou cerveja que ainda se bebe em Angola), tomada pelos africanos na zona açucareira.
Estes, por sua vez, produziam vinho de palma, da palmeira dendê. Também faziam o "macerato", uma infusão de sementes de sorgo e milheto. E foram de milho as primeiras cervejas, que alguns estudiosos afirmam terem adquirido fama internacional -indo desde o Senegal até o Oceano Índico.
A irritação dos jesuítas, com indígenas e africanos, era decorrente do fato de que a maior parte da mandioca colhida era sempre transformada em bebida alcoólica e não em alimento. E, para piorar as animosidades com os padres, indígenas e africanos tinham o costume de entornar de uma só vez a cachaça. E duravam dias em festas, isto é, em cachaçada. Mas os costumes eram diferentes. Indígenas e africanos só ingeriam bebidas alcoólicas durante as festas. No dia a dia, bebiam apenas água.
Já para os europeus, não era possível beber sem comer. Um sem o outro era atitude de bêbado. Vale lembrar que o português ao fundar a indústria do açúcar, criou a do álcool. A cachaça, aguardente da terra, ou jeribita, era a bebida favorita e indispensável a qualquer brasileiro pobre, independente da cor da pele. Mas tinham como debater o tema com os jesuítas. A cachaça era vista como remédio (até o século XVIII) contra vermes, "mal da vista" e erisipela. É claro que também para os homens idosos, cujos "órgãos" aqueciam.

Os grandes objetivos da vida mudaram para todos?

O Reino. O Evangelho segundo Emmanuel Carrère.

Carrère é, sem dúvida, a estrela maior dentre os escritores franceses. Seu mais recente livro, "O Reino", é um fenômeno editorial, com mais de 400 mil exemplares vendidos só na França. Carrère conta as origens do cristianismo, no final do primeiro século depois de Cristo, a partir dos personagens de São Paulo e de São Lucas. O escritor discute a questão da fé no mundo atual. Ele que foi um católico fervoroso, que se dizia "tocado pela graça" e ia à missa diariamente. Hoje, é agnóstico, mas se considera um cristão.
Esse é um livro que não é reservado apenas aos que têm fé. É um assunto apaixonante, mas que é pouco conhecido. Todos conhecem a história de Jesus. Por outro lado, o que aconteceu depois, como isso começou a florescer e o surgimento dos Evangelhos é conhecido apenas pelos especialistas, mas não pelo público em geral.
Um dos eixos mais importantes do livro está no debate de qual era a força da mensagem cristã, o que ela tinha de tão inovadora a ponto de permitir que uma pequena seita judaica abalasse o fabuloso Império Romano? Segundo São Paulo, o elemento central do cristianismo é a crença na ressurreição. Muito estudiosos discordam da opinião de São Paulo. Para eles o que fez o cristianismo atravessar 20 séculos, e que ainda continua algo vivo, é a inversão total dos valores nos quais acreditamos que o mundo funciona. A maioria pensa que é melhor ser rico do que pobre ou ser forte do que fraco. O cristianismo diz o contrário, e é algo que deveria escandalizar. O ponto central é dizer que a verdade não está na força, mas sim na fraqueza. É a apologia da fraqueza. Carrère reacende esse debate narrando a força de São Paulo e a qualidade literária de São Lucas. Ele afirma que a dupla é imemorável e inseparável. Algo como Sherlock Holmes e Dr.Watson ou Dom Quixote e Sancho Pança. "O Reino" de Emmanuel Carrère é uma mostra de grande inteligência e conhecimento do período que escreve. Uma obra escrita em estado de graça.

Nos siga no Google Notícias