ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Tempo e dinheiro gastos com educação estão entre os melhores investimentos

Mário Sérgio Lorenzetto | 24/01/2015 11:43
Tempo e  dinheiro gastos com educação estão entre os melhores investimentos

Quanto vale um diploma universitário?

O conhecimento adquirido não dá para ser perdido nem roubado. Seus rendimentos podem se estender por toda a vida. Por isso, já é um lugar-comum afirmar que o tempo e o dinheiro gastos com educação estão entre os melhores investimentos que alguém pode fazer. Mas, na prática, quanto vale estudar mais? Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, na última década os rendimentos dos brasileiros com mais de 11 anos de estudos, ou seja, os que estão cursando ou concluíram um curso de nível superior, caíram em relação à renda dos trabalhadores que não chegaram a terminar o ensino médio ou o fundamental. Uma das razões é o descompasso entre a formação e as exigências do mercado de trabalho. Hoje, há cerca de 7 milhões de brasileiros cursando uma faculdade, o dobro de 2002, mas apenas 10% das vagas que abrem a cada ano exigem que os candidatos tenham um diploma universitário. Além disso, para quase um terço dos empregadores brasileiros, os jovens saem das faculdades pouco preparados para o trabalho.

Uma das principais razões para a queda nos rendimentos de quem cursou ou está cursando uma faculdade é a dificuldade de encontrar empregos que exigem diploma universitário dos candidatos.
Geração anual de empregos por grau de instrução
• Fundamental incompleto - 60.000
• Fundamental completo – médio incompleto - 360.000
• Médio completo – superior incompleto - 1.480.000
• Superior completo - 200.000

A conclusão é a de que na última década, o número de brasileiros com formação superior quase dobrou, o que é uma boa notícia. Os ganhos advindos do aumento da escolaridade da população, no entanto, podem ser anulados se os jovens recém-formados não estiverem à altura do que as empresas precisam para preencher os cargos disponíveis – ou se o país não conseguir gerar empregos suficientes para absorver os novos profissionais que a cada ano chegam ao mercado com um diploma à procura de trabalho.

Tempo e  dinheiro gastos com educação estão entre os melhores investimentos
Tempo e  dinheiro gastos com educação estão entre os melhores investimentos

Especializações e MBAs em logística e supply chain

Nos tempos atuais, as realizações de cursos ou pós-graduações pelos profissionais têm sido cada vez mais frequentes. Conforme o setor de logística e supply chain – gestão da cadeia de suprimentos – cresce e se especializa, a demanda por estes cursos se torna maior. Como consequência, excelentes pós-graduações nos mais variados níveis – especializações, MBAs, mestrados e doutorados – se consolidam em várias regiões do país.

Existem cursos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dos nove cursos paulistas, dois dos mais concorridos são o da Unicamp que terá início em março com carga de 360 horas e o da FGV que também ocorrerá em março e tem carga de 512 horas. Dos quatro cariocas, os mais requisitados são os da PUC que iniciará em agosto com carga de 360 horas e o da Universidade Federal Fluminense com 360 horas.

Tempo e  dinheiro gastos com educação estão entre os melhores investimentos
Tempo e  dinheiro gastos com educação estão entre os melhores investimentos

O tempo pode ser comprado

Há quem garanta que tempo é dinheiro e que quanto mais tempo livre uma pessoa tem, mais feliz ela é. Portanto, use seu dinheiro para conseguir mais tempo livre. Comece terceirizando as atividades que não lhe dão prazer, como lavar o carro, passar a roupa ou ir ao mercado. Contrate profissionais que possam fazer isso por você. Use esse tempo que sobrou para se dedicar a atividades associadas à felicidade, tais como hobbies, exercícios físicos ou trabalho voluntário.

Tempo e  dinheiro gastos com educação estão entre os melhores investimentos
Tempo e  dinheiro gastos com educação estão entre os melhores investimentos

Amplie suas expectativas e invista nos outros

Financiamentos e cartões de crédito encorajam muitas pessoas a consumir coisas hoje e a pagar a conta depois. A sugestão é de inverter essa lógica. Adiar o consumo faz com que as pessoas tenham expectativa e sintam o prazer da espera – o que gera maior sensação de apego e de alegria. Muitas vezes a etapa de planejamento de uma festa ou de uma viagem pode ser mais prazerosa do que o evento em si mesmo. Um estudo científico mostrou que, ao poderem escolher entre comer um chocolate agora ou daqui a 30 minutos, os estudantes que esperaram registraram um nível maior de prazer com a experiência. O cuidado é de não prolongar em demasia a espera.

Outras pesquisas demonstram que gastar dinheiro para presentear outras pessoas traz mais felicidade do que investindo em nós mesmos. Em uma dessas experiências, alguns voluntários receberam R$10 para comprar o que quisessem. Parte do grupo precisava gastar o dinheiro com algo para si mesmo. Os demais tinham por obrigação presentear outras pessoas. Ao final do dia, quem não gastou consigo mesmo, apresentou um índice de felicidade maior.

Tempo e  dinheiro gastos com educação estão entre os melhores investimentos
Nos siga no Google Notícias