ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Uma reforma política para partido grande vencer

Mário Sérgio Lorenzetto | 25/07/2017 07:11
Uma reforma política para partido grande vencer

Enganam-se neófitos de plantão nas redes sociais que as eleições só ocorrem quando os Tribunais Eleitorais dão a ordem de largada. Tal como em uma corrida de fórmula um, só ganha quem tiver melhor carro, oficina, posição no grid de largada e equipe. Em suma, a corrida eleitoral começa a ser vencida muito tempo antes do período eleitoral que irá de julho a outubro de 2018. Quem está teclando nas redes sociais aguardando a largada oficial só por milagre conquistará o pódio. Os dois "insumos" básicos de uma eleição são o dinheiro e o tempo na televisão. E eles estão sendo mudados no Congresso Nacional.

O projeto que irá a debate prevê a criação do Fundo Especial de Financiamento da Democracia (FDD) e altera a distribuição do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e impõe tetos para as despesas de campanha. Todos os políticos acreditam que as contribuições de pessoas físicas serão diminutas, provavelmente insignificantes, assim os R$3,6 bilhões do FDD serão decisivos. Não passa de mito que dinheiro não ganha campanha - aqui ou em qualquer país. Dinheiro sempre foi decisivo em campanha eleitoral e nada leva a crer que em 2018 não será. Uma vez mais, é crucial saber como serão repartidos os bilhões do FDD. Até o momento, o projeto em debate indica que os três maiores partidos - PT, PMDB e PSDB - serão os grandes beneficiários da proposta. Os grandes levarão 36% do FDD. O resto será pulverizado pela imensa lista de partidos que o Brasil dispõe.

O segundo debate é sobre o tempo de propaganda. O projeto extermina a "compra ou aluguel" de apoio dos pequenos e médios partidos pelos grandes, que tradicionalmente é feito. Os pequenos e médios partidos poderão coligar com os grandes, mas não levarão o tempo de propaganda para a coligação. Adiós, "mercadão de tempo de propaganda". Mas a regra também vale para os pequenos e médios partidos que não poderão ganhar tempo de outros pequenos partidos.

O terceiro vital debate, cinge-se aos tetos para despesas eleitorais. Cairão substancialmente. É possível entrever ainda que os congressistas criarão alguma garantia que o dinheiro irrigará suas próprias campanhas destinando um percentual do FDD para elas. Assim, candidatos a presidente, a senador e deputado federal abocanharão a maior parte do dinheiro. Candidato a governador e a deputado estadual ficará aguardando, aguardando, aguardando...

Outro efeito da reforma recairá sobre os candidatos outsiders. Mesmo Bolsonaro e Marina, que não são tão outsiders, terão dificuldades evidentes para decolar. A vantagem dos grandes é considerável. Eles terão as Ferraris, Mercedes, Renault. Os pequenos e médios correrão com fuscas, quiçá com um golzinho. Resta-lhes a união para tentar derrotar os grandes ou correr com carrinhos. O problema para a proposta dos grandes é que lhes faltará alguns votos no Congresso para ver seu projeto aprovado. Nada que o "bondoso e caridoso" DEM (ou o PSB) não possa solucionar. Teclem à vontade, mas as eleições já começaram.

Uma reforma política para partido grande vencer

O carro maldito que teria matado 8 proprietários

Muitos historiadores consideram que o início da Primeira Guerra Mundial foi construída pelos governantes europeus durante vários anos. Outros entendem que o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando, da Áustria foi o fato que deflagrou essa guerra. Mas o herdeiro do trono austríaco foi assassinado quando estava sendo transportado de automóvel pelas ruas de Sarajevo.

O carro era um Gräft & Stif, uma marca austríaca que foi vendida para a MAN. E a morte do arquiduque foi apenas o primeiro evento relacionado com esse exemplar que passou a ser considerado amaldiçoado.

A lenda ou fato diz que todos seus proprietários tiveram um fim terrível, onde o carro sempre estava envolvido. O governador da Iugoslávia herdou o carro em 1918, sofrendo quatro graves acidentes e perdendo um braço, levando-o a afirmar que o carro era mesmo amaldiçoado. Um médico amigo do iugoslavo desejou provar o contrário e morreu seis meses depois em um capotamento. O próximo dono foi outro médico. Após perder todos seus pacientes, vendeu o carro às pressas para um piloto suíço de corridas, que foi atirado para fora do carro, partindo o pescoço.

Rebocado, após uma avaria, teria feito uma ligação sozinho e matado dois agricultores, um deles seu proprietário no momento. O próximo dono morreu, tal como quatro passageiros, em uma colisão a caminho de um casamento. Depois, foi enviado para um museu que foi bombardeado pelos aliados na Segunda Guerra Mundial, no momento que o curador estava mexendo no carro. A lenda ou fato diz que o único resto mortal encontrado foi uma mão segurando em um volante. O carro até hoje está no Museu Militar de Viena, seus diretores afirmam que essas mortes não podem ser comprovadas.

Uma reforma política para partido grande vencer

A corrida do ouro na Guiana Francesa... mas já foi aqui

Sentindo-se esquecidos pelas autoridades públicas, os seis povos originários da Guiana Francesa - entre 10 mil e 20 mil pessoas - convivem de perto com traficantes de ouro e sofrem a devastação do garimpo, tanto ambiental como em termos de segurança. Isso é particularmente grave entre os povos do interior, que se sedentarizaram a montante dos principais rios - wayanas no Alto Maroni, wajãpis no Alto Oiapoque e tekos em ambos os rios. Seu problema mais global, creiam, se traduz em uma taxa de suicídio entre os jovens de 8 a 10 vezes maior que a média da Guiana Francesa (já viram esse filme?)

O relatório parlamentar enviado ao primeiro-ministro aponta negligências do governo que vão da falta de acesso a serviços básicos - água encanada, eletricidade, cobertura telefônica, transporte - às falhas do sistema de saúde, passando pela má gestão da dependência a álcool ou drogas, pela contaminação dos rios e pelo dilaceramento da identidade indígena. Sim, o nome é Guiana Francesa, mas podem chamar de Brasil.

Nos siga no Google Notícias