ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Finanças & Investimentos

5 tendências de TI para os negócios

Emanuel Steffen | 25/09/2019 06:31

O avanço tecnológico tem se intensificado nos últimos anos graças ao avanço das pesquisas e a busca por vantagem competitiva. Dessa corrida 5 grandes tendências de TI tem despontado de maneira marcante e começam a delinear o futuro do mundo dos negócios. O aprendizado de máquina (machine learning), softwares de gestão ERP, Internet das coisas (IoT), tecnologias de impressão 3D e big data, são as principais tendências que hoje engatinham mas que prometem dominar as atividades empresariais já nos próximos anos.

As empresas que falharem na aplicação dessas tecnologias no aprimoramento de suas atividades, processos, serviços e produtos, estarão em grande desvantagem em relação aos seus concorrentes e colocaram em risco sua permanência nos mercados em que atuam. Vamos conhecê-las um pouco mais!

1 - ERP

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são softwares capazes de unificar e integrar as operações e as informações de uma empresa. O objetivo é facilitar o armazenamento de dados e agilizar processos. Essa integração possibilita a realização de análises mais completas e a melhora da qualidade das decisões que não mais são embasadas em dados falhos ou achismos.

Os erros são minimizados ampliando a eficiência das operações como um todo. A adoção de um programa ERP possibilita além da padronização da gestão e um maior controle sobre o ciclo produtivo, a ampliação da eficiência no uso dos recursos tangíveis e intangíveis da empresa.

2 - Internet das Coisas

A IoT é uma sigla que representa a interconectividade existente em cada vez mais dispositivos. Com a IoT é possível que diferentes objetivos “conversem” em tempo real coletando informações e trocando dados, entre si e com a internet.

Esses objetos formam uma rede complexa com os mais variados dispositivos e possuem grande capacidade de análise e processamento como microchips e sensores. A IoT tem impactado substancialmente as indústrias em diferentes nichos como o setor de logística, segurança, agronegócio, smart cities, facilities e medicina.

3 - Impressão 3D

É uma das tendências de TI também conhecida como fabricação aditiva. Trata-se de uma tecnologia capaz de reproduzir objetos físicos a partir de modelos digitais. O processo de impressão ocorre por meio da deposição de camadas e requerem o trabalho conjunto de hardware e software poderosos e materiais específicos.

Ela pode ser usada em inúmeras situações que vão desde a criação de simples peças e protótipos, até produtos altamente elaborados. Alguns exemplos são as construções sustentáveis, peças de avião e implantes médicos. As tecnologias de impressão 3D variam conforme a aplicação, sendo as principais a FDM ou Extrusão, a SLS, a DLP que quer dizer impressão direta por luz, o SLA ou Estereolitografia e a Síntese a laser.

4 - Machine learning

A Inteligência artificial procura reproduzir a cognição humana em máquinas, sendo o aprendizado de máquina uma de suas subáreas. O machine learning permite que os próprios computadores aprimorem suas instruções lógicas conforme a alimentação de dados do ambiente em que está inserido.

Tudo isso sem programação prévia e de maneira autônoma, e aplicada ao mundo dos negócios auxilia na redução de custos por meio da automação e no refinamento de informações.

5 - Big Data

É um termo que descreve soluções que utilizam grandes volumes de dados, sejam eles estruturados ou não, gerados a partir de dispositivos diversos. Essas soluções tem o intuito de disponibilizar informações elaborados a fim de aprimorar o processo decisório.

O Big Data é muito vantajoso pois possibilita a triagem e o cruzamento de dados oriundos de fontes diversas gerando novos insights,agregando valor a informação disponível e análise de riscos. Como exemplo podemos citar a análise do comportamento do consumidor e na área médica o aprimoramento dos diagnósticos.

Como podemos observar as tendências de TI são especiais para as empresas pois proporcionam redução de custos, automação e o aprimoramento de análises que resultam em maior inteligência de mercado. Gostou de conhecer mais sobre as principais tendências de TI para o futuro dos negócios? Que tal aprofundar os conhecimentos sobre o assunto? Comente e contribua com a discussão.

Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Nos siga no Google Notícias