ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Finanças & Investimentos

A falta de tempo impede você de enriquecer?

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 13/02/2015 08:28

Quem não tem tempo para o próprio dinheiro não enriquece!De forma objetiva, o aspecto crucial do dinheiro é que ele requer atenção. Se nosso tempo está todo sendo usado para diversas atividades, mas não para cuidar das finanças, o resultado será muita coisa para fazer, mas pouca liberdade. Ou o dinheiro é uma prioridade ou somos escravos dele. Simples assim!

Olhe bem sua agenda, tudo aquilo que você tem feito ou pretende fazer. Peça para alguém de casa observá-lo por uma semana e registrar o que você costuma fazer quando chega do trabalho e nos fins de semana. Você provavelmente descobrirá que passa tempo demais na televisão ou mesmo fazendo coisas absolutamente fúteis e que em nada contribuem com seu crescimento.

Calma, afinal não estou dizendo que não deva existir ócio, uma certa preguiça e aquele momento “hoje não quero fazer nada”. Mas, insisto: é muito fácil perder tempo com distrações e envolver-se com diversas coisas, sem que nenhuma delas seja realmente uma prioridade ou faça alguma diferença. Sejamos francos: nós costumamos perder tempo demais!
A verdade é que o ser humano é refém do tempo e tem medo dele. Logo, todos procuramos nos ocupar para ter a sensação de que o tempo está passando, e a vida sendo vivida. Agir assim não implica aproveitar o tempo com qualidade, mas vê-lo apenas como uma variável que não controlamos (e que, assim, não convém questionar tanto!).

Mudanças simples geram grandes resultados: Alguns hábitos estão tão enraizados que praticamente se tornam atos mecânicos, subconscientes. O tempo passa! Ansiedade e angústia costumam paralisar quando o ideal seria questionar e buscar alternativas. O tempo passa! O pessimismo e a insatisfação com alguma coisa nos desanima. O tempo passa!Não raro, muitas pessoas demoram para “acordar” e acabam sendo soterradas pela percepção de que é “tarde demais”. Escrevo entre aspas porque tarde demais não existe. A falta de tempo cobra um preço alto em certa altura da vida? Sim, mas nunca de forma definitiva. Ofereço três sugestões que parecem não ter relação com o seu bolso, mas que farão enorme diferença nas suas conquistas financeiras futuras.Acredite, o dinheiro só será uma prioridade quando você aprender a cuidar melhor do tempo que possui e, ao mesmo tempo, aproveitá-lo com atividades mais relevantes. Ao separar parte de seu tempo para ações cujos resultados são intensos, prazerosos e poderosos, a ficha vai cair. A transformação se dá sempre no sentido da atitude diante do tempo e daí para a prioridade financeira será coisa simples e rápida.Comece agindo da seguinte forma:

1. Compre mais livros do que você é capaz de ler: Não me lembro bem, mas acho que foi o escritor italiano Umberto Eco que fez essa afirmação que não sai da minha cabeça: compre mais livros do que você é capaz de ler. Eu nunca tinha pensado nisso, mas é exatamente o que eu faço. Aliás, confesso que compro muito mais livros do que sou capaz de ler. Virou um vício! A razão é ao mesmo tempo óbvia e reveladora: a ideia é cercar-se de cultura e opções de lazer que instiguem os sentidos enquanto ensinam e revelam opiniões de diferentes autores e histórias de pessoas fantásticas, bem-sucedidas e corajosas.Ler é transportar-se para o ponto de vista do outro, e isso enriquece muito! Ler nunca será uma perda de tempo; pelo contrário, acredito que a leitura é uma das formas mais eficientes e fantásticas de aproveitar o tempo. Não é por acaso que pessoas ricas leem muito – e não falo de riqueza material, lembre-se disso!

2. Participe de um projeto voluntário: Doar-se é um ato de amor. Quem separa parte de seu tempo para auxiliar seus pares está enriquecendo na medida em que se dispõe a realizar sem qualquer expectativa, a agir por puro e simples prazer e a construir pelo sentimento intrínseco de fazer o bem. O voluntário é rico porque pratica a vida que faz sentido, a vida que soma! Ao engajar-se em um projeto voluntário, você logo perceberá como usava mal o seu tempo. O pouco que você fizer fará muita diferença para outras pessoas e esta sensação será capaz de mexer com toda a sua agenda pessoal e familiar. Coisas importantes antes do voluntariado serão reavaliadas e verdadeiras prioridades surgirão (as finanças estarão nesta lista).Doar seu dinheiro para boas causas é bem-vindo e importante, mas faça questão de participar de forma mais direta também. Visite as entidades que costuma apoiar; envolva-se com o dia a dia da atividade e voluntarie-se de fato, dando parte de sua agenda. O resultado é edificante, acredite!

3. Pratique exercícios físicos regularmente: Outra transformação importante surge quando damos à saúde a atenção que ela merece. Não falo apenas de cuidados básicos e da ideia simplista de que ter um plano de saúde e frequentar academia já são decisões inteligentes neste sentido. Falo de superar crenças limitantes e realmente encarar desafios físicos maiores. Por que não fazer inscrição na sua primeira prova de 10km daqui alguns meses? Estabeleça a data como um objetivo pessoal e crie as condições para realizá-lo. Você terá que treinar, o que significa acordar cedo e correr antes de trabalhar ou mesmo chegar cansado do trabalho e encarar a esteira (ou a rua, o que é melhor ainda!). A prática regular de exercícios trará benefícios visíveis, como maior disposição, autoestima elevada, medidas reduzidas, mas o melhor nem é isso; o mais legal é que a prática de exercícios despertará em você o valor e a importância da disciplina, e logo você vai aplicar este conceito em outras áreas de sua vida (o bolso será um deles, com certeza!).

Conclusão: Convenhamos, não existe falta de tempo! Nós é que estamos acostumados a tratar o tempo muito mal, a desperdiçá-lo ou, na melhor das hipóteses, a ignorá-lo. Vamos vivendo a vida, sofrendo como todos, reclamando como muitos e reagindo como a maioria. Como fica a necessidade de agir e fazer, mesmo com medo e pouco tempo livre?Procurei abordar a relação entre tempo e dinheiro de uma forma subjetiva, porém forte. Na minha visão, ou aprendemos a lidar com o tempo de forma a inserir nele o que realmente importa, e em algum momento o dinheiro estará nesta lista, ou será muito difícil aprender que quanto antes começar, melhor para o bolso.Portanto, se me permite uma última sugestão, preencha seu tempo com atividades realmente importantes para você, substituindo a sensação típica “o tempo está passando rápido demais” por “cada minuto está valendo a pena”. Você tem algum relato sobre o uso do tempo para compartilhar conosco? Use o espaço de comentários abaixo para escrever sua opinião e/ou história.

Fonte:dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.*Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67) 3306 - 3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen, criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias