ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Finanças & Investimentos

É possível aproveitar programas de fidelidade para economizar?

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 16/09/2015 08:35

Com o orçamento das famílias mais apertado por causa da inflação alta e queda da renda real, muitos clientes de programas de fidelidade têm aproveitado para economizar trocando suas milhas aéreas acumuladas no cartão de crédito por outros produtos e serviços (eletrodomésticos, vale combustível, vouchers para restaurantes…).Essa alternativa é muito válida, segundo a planejadora financeira Leticia Camargo. “Em momento de crise, como o atual, aproveitar o poder de compra das milhas dos programas de fidelidade se torna uma ótima estratégia para esticar mais o orçamento”, afirma.

Para Bruno Nissental, fundador do Oktoplus, aplicativo de gerenciamento de pontos e milhas, todos os clientes que possuem o hábito de abastecer seus veículos, fazer compras em supermercado, gastar em seus cartões de crédito, viajar de avião e hospedar-se em hotéis, deveriam participar de programas de fidelidade.

“Quem possui esses hábitos de consumo e não participa dos programas está deixando de ganhar. O cliente já realizará as compras no estabelecimento, mas será uma decisão dele ganhar ou não o benefício. Quando ele não participa, está deixando dinheiro na mesa”, diz Bruno.Diante da possibilidade de trocar pontos por produtos e serviços, aderir aos programas de fidelidade dos cartões de crédito pode ser uma grande vantagem. Porém, especialistas ressaltam algumas dicas e cuidados que devem ser levados em conta pelo consumidor:

Entenda as regras de cada programa. Ler o contrato é fundamental na hora de escolher qual programa de bônus aderir e se informar sobre o prazo para resgatar os pontos. Além disso, todo programa de fidelidade tem restrições sobre as quais os usuários devem estar conscientes;

Cuidado com o uso do cartão. Por causa da dificuldade de acumular milhas suficientes apenas com a compra de passagens aéreas, muitos consumidores acabam pagando tudo o que podem com o cartão de crédito. No entanto, essa atitude só é recomendada para quem controla muito bem cada gasto. “Ao comprar muito no cartão de crédito, o consumidor pode se atrapalhar para pagar a fatura depois. O ideal é ir anotando todas as compras e não passar do limite estipulado. Não é válido se endividar no cartão só para acumular mais pontos”, destaca a planejadora financeira Leticia Camargo;

Verifique se a taxa de anuidade compensa. Há algumas modalidades de cartão, principalmente os que são voltados a clientes de alta renda, cujas milhas acumuladas não expiram e contabilizam até três vezes mais pontos por gasto. Em contrapartida, cobram taxas de anuidades mais caras. Por isso, é importante ficar atento ao custo-benefício e avaliar o quanto, dentro do seu estilo de vida, este cartão mais caro realmente compensa;

Fique atento à validade dos pontos. Lembre-se de monitorar com regularidade quanto tem acumulado e, principalmente, até quando pode utilizar o que juntou. As milhas têm duração estipulada pelo programa, variando de dois a três anos. Outra dica é transferir suas milhas se elas estiverem prestes a vencer. “Caso ainda não saiba o que fazer com os pontos, é possível transferi-los para outros programas de fidelidade. Dessa forma, os pontos podem ganhar 2 ou mais anos de validade”, sugere Bruno Nissental;

Avalie se vale a pena comprar um produto da forma tradicional ou através da troca de pontos. Para fazer o cálculo leve em consideração a anuidade (no caso dos cartões bancários) mais o gasto mensal para acumular os pontos mais taxas de administração. Se no final das contas o preço do serviço ou produto for mais caro, é melhor parcelar no crédito ou comprar à vista.

Gratuito, o aplicativo Oktoplus reúne informações dos 23 programas de fidelidade existentes no Brasil. Ele compila automaticamente todos os dados necessários para o usuário saber quantas milhas possui e o auxilia a trocar os pontos por passagens aéreas ou outros produtos e serviços. A ferramenta ainda alerta sobre a expiração de pontos com 60 dias de antecedência, além de calcular o saldo dos programas.

Fonte: Isabella Abreu/dinheirama.com
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen, criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias