ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Em dia de chuva e alagamento, até jacaré aparece no Chácara dos Poderes

Morador reclama que ruas ficam intransitáveis e problema é recorrente

Por Silvia Frias | 03/02/2026 10:34

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do bairro Chácara dos Poderes, em Campo Grande, enfrentam alagamentos recorrentes durante períodos de chuva intensa. Na noite de ontem, um jacaré foi flagrado no quintal de uma residência, causando preocupação entre os habitantes da região. A situação tem se agravado, segundo relatos de moradores, mesmo após a construção de uma bacia de amortecimento no Jardim Noroeste. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos afirma que, sem esta estrutura, os alagamentos seriam ainda mais críticos.



Toda vez que chove um pouco mais forte em Campo Grande, a história se repete: as ruas do bairro Chácara dos Poderes inundam e se tornam intransitáveis. Ontem à noite, teve até um flagrante inusitado, de jacaré que apareceu no quintal de um dos imóveis da região.

O registro foi feito ontem à noite. Os cachorros, assustados, latem em volta, enquanto o morador grita para que eles se afastem. “Gente, um jacaré!”, se assusta.

A imagem foi enviada ao grupo de moradores na Chácara dos Poderes ontem à noite e segundo o empresário Valfrido Pereira do Prado, 63 anos, não foi a primeira vez que um vizinho encontrou jacaré pelo caminho.

“Toda vez que chove é isso, e fica cada vez pior”, lamentou o empresário. Ontem, durante a chuva, ele foi até a chácara onde o filho, a nora e o neto moram, mas hoje não conseguiu repetir o trajeto. Parou na parte alagada da Rua NE2. Ele está preocupado com o neto, de 2 anos, que estava febril. “Se eu não conseguir ir, vou pedir ajuda aos bombeiros”. O filho também encaminhou imagens, mostrando o "rio" que se formou na porta de casa.

O empresário tem chácara no bairro há 10 anos e reclama que o problema é recorrente. Ele considera que os alagamentos pioraram com a construção da bacia de amortecimento no Jardim Noroeste.


A assessoria da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informa que a situação seria pior sem a bacia de amortecimento, que já consegue reter parte da água da chuva. Sem a estrutura, a enxurrada desceria direto para o bairro, tornando o alagamento mais crítico.

A bacia de amortecimento no Jardim Noroeste, em Campo Grande, é uma obra estruturante para reter águas pluviais, reduzir a força das enxurradas e prevenir alagamentos e erosões na região. Localizado na divisa com a Chácara dos Poderes, o "piscinão" faz parte de um projeto de drenagem de 4,1 km.

A bacia tem capacidade para receber 8.735,81 metros cúbicos de água da chuva

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem através das redes sociais. Também é possível entrar em contato pelo canal Direto das Ruas.