ACOMPANHE-NOS    
DEZEMBRO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Falha em site impede estudantes de fazer desafio para conseguir bolsas

Alguns alunos até conseguiram acessar a prova antes do sistema cair, já outros tentaram por mais de uma hora entrar no site

Por Giovana Martini | 24/10/2020 10:55
Na tele onde deveria estar a prova, aparece apenas uma mensagem dizendo que é impossível acessar o site. (Foto: Direto das Ruas)
Na tele onde deveria estar a prova, aparece apenas uma mensagem dizendo que é impossível acessar o site. (Foto: Direto das Ruas)


Alunos do ensino fundamental se prepararam o ano todo para hoje prestar a prova para  bolsa no Colégio Dom Bosco, mas o que atrapalhou seus desempenhos não foi nervosismo ou ansiedade, e sim um fator externo: o sistema no qual a prova seria ministrada apresentou falhas desde o começo do exame.

A prova para obtenção de bolsa acontece todos os anos, conhecida como Desafio Dom Bosco, mas com o advento da pandemia do novo coronavírus, este ano a instituição escolheu realizá-la remotamente; no momento da inscrição, o candidato recebeu login e senha para acessar o site da avaliação neste sábado (24). No entanto, o que aconteceu para muitos dos estudantes, como a filha de Alexandre Correia, foi que o site nem carregou para que as informações fossem inseridas e ela pudesse começar o teste.

“Era pra prova ser das 8 às 11:30, mas já vão ser 10 horas agora e nem conseguimos acessar o portal”, contou o pai indignado. “Minha filha se preparou o ano todo e agora está ansiosa aqui, não sabemos o que fazer”.

Alexandre relata que outros pais disseram ter tido o mesmo problema. “Tem colegas meus que os filhos até conseguiram começar, fazer umas questões, mas aí o sistema caiu eles estão na mesma situação que a gente agora”, conta o militar.

A taxa de inscrição para a prova foi de 20 reais e, para algumas crianças, seria uma oportunidade para o aprendizado. “Pra nossa família, que não tem muita condição financeira, era uma oportunidade e tanto”, disse uma leitora, que preferiu não se identificar por medo de represálias, cujo neto tentou por uma hora e meia entrar no portal, sem sucesso. “Ele se preparou muito principalmente para a redação, está bem frustrado”, disse a servidora pública. “Mesmo se ele conseguir entrar agora, já passou muito tempo, ele vai tá em desvantagem, e ainda tem a possibilidade de alguém terminar a prova, vazar o gabarito e desvalidar a coisa toda;

Diversos pais e responsáveis enxergam que a melhor solução agora seria cancelar esta prova e remarcar outra. “Eles se propuseram a fazer mas não conseguiram entregar”, disse Correia, “Se colocaram uma prova que não conseguem executar, cancela e remarca pra quando conseguirem"

O colégio mandou um e-mail institucional para os responsáveis informando que estenderam o tempo da prova para não prejudicar candidatos. “A criança já está pronta desde as oito e não deu certo, ela vai ter que esperar mais quanto tempo?”, questionou Alexandre sobre a atitude da instituição.

Procurada pelo Campo Grande News sobre a situação, a assessoria da instituição de ensino admitiu as instabilidades do sistema e diz que a situação já foi contornada. Os candidatos terão mais duas horas de tempo suplementar para resolver as questões

Está programada para esta tarde a prova de bolsa para alunos do Ensino Médio, também virtualmente.

Direto das Ruas -  A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário