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Direto das Ruas

Moradores fazem abaixo-assinado contra quedas constantes de energia

Comunidade relata que sofre há pelo menos três anos com interrupções frequentes e longos períodos sem luz

Por Viviane Oliveira | 13/11/2025 14:43
Moradores fazem abaixo-assinado contra quedas constantes de energia
Rua do Bairro Residencial Figueiras do Parque, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Moradores do Bairro Residencial Figueiras do Parque, em Campo Grande, se uniram para cobrar soluções da Energisa diante das constantes quedas de energia registradas na região. O problema, segundo eles, ocorre há pelo menos três anos e se agrava sempre que há mudança no tempo. Há relatos de famílias que chegam a ficar até 18 horas sem luz. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

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Moradores do Bairro Residencial Figueiras do Parque, em Campo Grande, organizaram um abaixo-assinado contra as frequentes quedas de energia na região. O documento, que já conta com 102 assinaturas, será entregue à Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento. O problema persiste há três anos, com interrupções que chegam a durar 18 horas. Moradores relatam prejuízos financeiros, danos a eletrodomésticos e transtornos no dia a dia, especialmente durante mudanças climáticas. Segundo informações preliminares, a região sofre com sobrecarga na rede elétrica.

Ontem (13), por exemplo, a energia foi interrompida por volta das 17h e só retornou às 10h desta quinta-feira (14). Diante da recorrência, a comunidade elaborou um abaixo-assinado, que está disponível em um mercado do bairro e já conta com 102 assinaturas, para ser encaminhado à concessionária. “A situação está insustentável", contou a atendente Jennifer de Moura, de 32 anos, que participou da organização do documento.

Moradores relataram ainda que, durante reparos realizados por um técnico da Energisa nesta manhã, foram informados de que o bairro sofre com sobrecarga na rede elétrica e que o problema precisaria ser melhor avaliado.

Moradores fazem abaixo-assinado contra quedas constantes de energia
Moradores elaboraram abaixo-assinado para cobrar providências da Energisa sobre as constantes quedas de energia no bairro (Foto: Direto das Ruas)

Em nota incluída no abaixo-assinado, a comunidade afirma que as “constantes quedas de energia, oscilações e longos períodos sem luz têm causado inúmeros prejuízos a famílias, comércios e pessoas que dependem de equipamentos elétricos”.

A técnica em agropecuária Giovanna Fátima de Lima Borges, de 26 anos, disse que enfrenta o problema desde que se mudou para o bairro, há cerca de um ano. “Tenho um bebê que sofre todas as vezes que falta energia. As noites quentes são um martírio, sem ventilação. Chego do serviço à noite e saio de madrugada, o pouco tempo que tenho para descansar e ficar com meu filho é prejudicado. Fora os eletrodomésticos que queimam com os picos de energia. Não aguentamos mais essa situação, ainda mais com a conta só aumentando e sem solução”, desabafou.

A consultora da Natura Lucila de Oliveira, de 53 anos, também reclamou da frequência das quedas. “Qualquer vento já ficamos sem energia. Desde ontem estamos sem luz. Informamos a Energisa e recebemos apenas respostas automáticas. É muita falta de respeito. A conta é altíssima, e nos últimos meses a insatisfação é geral por conta do valor e das interrupções quase diárias”, disse.

O designer Ricardo Albertoni, de 42 anos, contou que precisa deixar o escritório no bairro várias vezes por semana para trabalhar na casa dos pais, no Caiçara, a mais de sete quilômetros de distância. “Já tive problemas com a geladeira por causa dos picos de energia. As solicitações à empresa eu já perdi as contas de quantas fiz. O problema é recorrente e nunca há uma solução definitiva, apenas ações paliativas”, afirmou.

O funcionário público Éder Sassá Floriano, de 42 anos, proprietário do espaço de festas “Sassá Festas e Eventos”, relatou prejuízos financeiros. “Essa falta de energia está me causando grandes perdas. Preciso ligar a bomba da casa de máquinas para tratar a piscina e entregar o local aos clientes, mas sem energia é impossível. Já precisei cancelar um aluguel por causa disso. A situação está cada vez pior”, disse.

Em resposta a reportagem, a Energisa informou que que já está em contato com representante do bairro Figueiras do Parque, com o objetivo de compreender detalhadamente as necessidades na região, analisar e realizar as medidas que forem necessárias.

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