A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 21 de Abril de 2019

09/12/2018 19:53

Obra em asfalto de avenida “bem conservada” do Pioneiros gera dúvidas

Questionamento envolve a Avenida Joana D’Arc, que recebeu microrrevestimento asfáltico; técnica visa a prolongar a vida útil de asfalto com poucos danos

Humberto Marques
Microrrevestimento asfáltico na Avenida Joana D’Arc gerou dúvidas sobre necessidade do serviço, que vai ampliar em até cinco anos a vida útil do asfalto. (Foto: Direto das Ruas)Microrrevestimento asfáltico na Avenida Joana D’Arc gerou dúvidas sobre necessidade do serviço, que vai ampliar em até cinco anos a vida útil do asfalto. (Foto: Direto das Ruas)

Serviço de implantação de microrrevestimento asfáltico chamou a atenção de moradores no Pioneiros, região sul de Campo Grande, onde o serviço é realizado ao longo da Avenida Joana D’Arc, no trecho entre as Ruas Casa Paraguaia e Francisco dos Anjos. Leitor do Campo Grande News questionou a realização do serviço em uma via que, segundo ele, aparentava estar bem conservada, ao passo que poucas quadras a frente, a mesma via tem um trecho sem pavimentação.

A obra realizada pela Prefeitura de Campo Grande, destacou a assessoria, visa a justamente ampliar a vida útil do asfalto, não representando o recapeamento propriamente dito. O microrrevestimento já foi implantado em outras vias da cidade, gerando os mesmos questionamentos.

Por meio do canal Direto das Ruas, o leitor aponta que a Joana D’Arc, “a princípio, aparenta boas características de conservação”, questionando a necessidade do serviço. Ao mesmo tempo, aponta que há cerca de 100 metros do trecho final de obras, da Francisco dos Anjos até a Rua dos Gonçalves, a Avenida não é pavimentada.

“Trata-se de um quadrilátero, onde todo o entorno é asfaltado, mas que sofre com a poeira em tempos de seca e barro nos dias chuvosos, além de conter uma linha de ônibus circular, que passa deixando rastro”, destacou o leitor, criticando ainda o “esquecimento” da área e questionando o critério parea realização dos serviços.

Realização de obras em trecho asfaltado da pista gerou dúvidas...Realização de obras em trecho asfaltado da pista gerou dúvidas...
... já que Joana D’Arc tem trecho não pavimentado. (Foto: Direto das Ruas)... já que Joana D’Arc tem trecho não pavimentado. (Foto: Direto das Ruas)

Prevenção – A assessoria da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) reforçou que o microrrevestimento não é o recapeamento, e sim a aplicação de uma nova cobertura sobre o pavimento a fim de prologar em até cinco anos sua vida útil, fechando fendas e trincas no asfalto por onde a água infiltra e, com o passar do tempo, transformam-se em buracos.

A assessoria destacou que a solução é usada em locais onde não há grande quantidade de remendos no asfalto. Quando a pista se encontra com muitos consertos, faz-se necessário o recapeamento –que compreende a retirada do asfalto imperfeito e implantação do novo pavimento.

Além da Avenida Joana D’Arc, a Sisep prevê implantar o microrrevestimento em trechos menos danificados da Avenida Ana Luisa de Souza –principal corredor comercial do Pioneiros–, principalmente após a Rua Francisco dos Anjos e, nos pontos mais danificados, efetuar um tapa-buracos mais profundo ou recapeamento.

Quanto a pavimentação do restante da Joana D’Arc, a Sisep informou que, no momento, realiza por meio de recursos federais a pavimentação de ruas nos bairros Jardim Morenão e Residencial Anápolis (dois parcelamentos do Pioneiros) a algumas quadras da via reclamada. A obra ainda não previa a pavimentação do trecho.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions