ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 33º

Direto das ruas

Praça em bairro com alto índice de infestação do Aedes vira lixão de pneus

Espaço que se tornou depósito fica no Maria Aparecida Pedrossian

Por Jones Mário | 21/02/2020 10:49
Quadra de areia do local ficou tomada por pneus atirados (Foto: Direto das Ruas)
Quadra de areia do local ficou tomada por pneus atirados (Foto: Direto das Ruas)

Praça no encontro das ruas Tsubin Oshiro e Manoel Padial, no bairro Maria Aparecida Pedrossian, se tornou depósito de pneus velhos. Em plena estação quente e úmida, propícia para a procriação do Aedes aegypti, moradores contam cerca de 60 objetos jogados no local.

O Maria Aparecida Pedrossian é uma das sete regiões de Campo Grande com alto IIP (Índice de Infestação Predial), indicador que dimensiona a incidência de focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya em determinados locais.

O fator consta no último Liraa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo o Aedes aegypti), realizado em janeiro pela prefeitura da Capital.

Moradora do bairro, de 46 anos, flagrou o momento em que vizinho leva dois pneus para a quadra de areia da praça, na manhã desta sexta-feira (21). Ela preferiu não se identificar e tampouco expor o vizinho.

Nas imagens e vídeos recebidos pela reportagem, os pneus atirados na praça acumulam água e são moradia favorável para o Aedes.

A praça tem parque, quadra de areia e campo de futebol. Segundo moradora, crianças do bairro frequentam o espaço.

Segundo a prefeitura de Campo Grande, quem for flagrado por agente fiscal da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) será multado, via processo administrativo. A punição neste caso varia entre R$ 2.414,50 e 9.658,00.

A lei de crimes ambientais enquadra poluição de qualquer natureza, de modo que possa causar ou cause danos à saúde humana, provoque morte de animais ou destruição significativa da flora, com pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 996699563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

 

Pneus acumulam água e são espaço favorável para procriação do Aedes aegypti (Foto: Direto das Ruas)
Pneus acumulam água e são espaço favorável para procriação do Aedes aegypti (Foto: Direto das Ruas)