ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Associação prevê crise histórica no setor de carne bovina

Ricardo Campos Jr. | 18/07/2016 16:09
Frigorífico que fechou as portas no começo de julho, demitindo 288 funcionários (Foto: JP News)
Frigorífico que fechou as portas no começo de julho, demitindo 288 funcionários (Foto: JP News)

A Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) prevê uma crise histórica no setor motivada pela queda no consumo de carne bovina, diminuição das exportações e os baixos preços pagos pelo produto no exterior com a queda do dólar. Conforme a entidade, esses três fatores não costumam influenciar o mercado ao mesmo tempo como vem ocorrendo em 2016, o que torna o cenário preocupante.

Em Mato Grosso do Sul, a situação não tem sido favorável. O fechamento de frigoríficos contribuiu para o aumento na quantidade de ações trabalhistas, segundo divulgou o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) na semana passada.

No começo do mês, por exemplo, o Total S.A em Paranaíba, a 422 quilômetros de Campo Grande, demitiu 288 funcionários, que já estavam sem receber desde abril. O valor total das indenizações foi de R$ 460 mil, segundo a Justiça do Trabalho.

Conforme a Abrafrigo, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que o consumo de carne está em 32 quilos por habitante no país durante o ano, quando chegou a ficar perto dos 40 quilos por ano em outros períodos.

Assim, o Brasil não consegue escoar o que não é consumido internamente, já que países como Venezuela e Rússia, dois importantes clientes, reduziram as importações do produto, que tem se desvalorizado com o preço do dólar.

Luz no fim do túnel – Conforme o presidente da Assocarnes (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne do estado), João Alberto Dias, o setor tem sofrido com crise, mas a situação deve melhorar no último trimestre do ano.

“Essa nota da Abrafrigo serve de alerta aos governantes para que melhorem o desempenho da cadeia da carne em um todo. Precisamos de políticas mais eficientes para o agronegócio”, afirma o gestor.

Para ele, isso não quer dizer que Mato Grosso do Sul esteja alheio à crise no setor. “O consumo no estado é pequeno. Nossa carne é vendida para todo o Brasil. Aqui se consome 15% de tudo que abatemos, o restante é vendido pra fora. Temos que melhorar a estrutura da cadeia em um todo, temos que rever os custos de logística e de impostos”, afirma Dias.

Nos siga no Google Notícias