ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Atividade industrial continua sem sinais de expansão em MS

Lúcio Borges | 19/06/2015 19:45
Atividade industrial continua sem sinais de expansão em MS

A Sondagem Industrial, realizada em maio deste ano pelo Radar Industrial da Fiems (Federação das Industrias de MS) junto às empresas sul-mato-grossenses, aponta que a atividade industrial continua sem sinais de expansão em curto prazo e segue ritmo moderado. “No comparativo com o mês imediatamente anterior, maio de 2015 marcou o 12º resultado sem aumento da produção industrial no Estado. Ou seja, há um ano a atividade industrial em Mato Grosso do Sul se mantém, na média, no mesmo nível”, destacou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Ele acrescenta que a utilização da capacidade instalada segue persistentemente abaixo do usual. “Em maio, a ociosidade média em Mato Grosso do Sul atingiu 35%. O índice marcou 36,6 pontos em maio, queda de 7,9 pontos no comparativo com abril de 2014, mantendo o resultado muito abaixo do patamar considerado adequado para o mês, que é alcançado quando o indicador se situa em torno dos 50 pontos. Por fim, a utilização média da capacidade instalada nas indústrias pesquisadas foi de 65%”, afirmou.

Ezequiel Resende reforça que seguem fracas as expectativas do industrial sul-mato-grossense. “Os índices que medem a expectativa em relação à demanda por seus produtos, quantidade exportada, número de empregados e compras de matérias-primas ficaram, mais uma vez, abaixo dos 50 pontos, indicando que os empresários da indústria estadual não acreditam em melhoras significativas para estas variáveis nos próximos seis meses a partir de maio”, analisou.

ICEI e Intenção de Investimento

Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) segue nos mais baixos patamares da série histórica com o mês de junho de 2015, sendo o 11º mês consecutivo com o índice inferior aos 50 pontos. “O ICEI marcou 38,6 pontos em junho. O resultado permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, principalmente, pelo pessimismo apresentado em relação às atuais condições da economia brasileira, sendo a variável de pior desempenho, marcando somente 22,7 pontos. Na comparação com igual mês do ano passado, o Índice apresenta queda de 14,8 pontos”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

Nos siga no Google Notícias