ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Atraso de salários da Usina Tonon será tema de reunião na sexta-feira

Direção da empresa que tem 600 funcionários deverá reunir-se com sindicato dos trabalhadores para definir operações

Rosana Siqueira | 22/01/2020 12:50
Usina estaria atrasando pagamento de salários de funcionários desde o final do ano. (Arquivo)
Usina estaria atrasando pagamento de salários de funcionários desde o final do ano. (Arquivo)

Os cerca de 600 trabalhadores da usina Tonon Bioenergia de Vista Alegre aguardam na sexta-feira (24) uma decisão sobre a situação da empresa. Em recuperação judicial desde 2015, a usina está com o pagamento de salário e de parte do decimo terceiro de seus colaboradores em atraso desde novembro de 2019. A empresa tem capacidade para moer mais de 3 milhões de toneladas de cana.

Oficialmente a direção da Usina não informou qual será a decisão sobre a atividade da Usina em Vista Alegre. Oviedo dos Santos, presidente do sindicato dos Trabalhadores na usina, disse a Rádiowebms que a direção da Tonon, deve anunciar os próximos passos da empresa em Vista Alegre dia 24.

A reunião entre representante da empresa, sindicato e comissão de trabalhadores aconteceu no dia 14 de janeiro. Oviedo confirma que a direção da Usina determinou que todos os trabalhadores esperem comunicado da empresa em suas casas.

Ainda de acordo com Oviedo dos Santos, são seiscentos trabalhadores na Usina Tonon. Caso a usina decida por não moer mais cana este ano, será situação da queda dramática para a Economia de Vista Alegre e Maracaju.

A usina que tem 50 anos de existência, é produtora de açúcar, etanol e energia com operações no MS. A empresa realiza cultivo, colheita, compra e processamento da cana-de-açúcar e produz açúcar, e etanol anidro e hidratado para a venda no mercado doméstico e exportação. A Companhia também usa subprodutos do bagaço de cana-de-açúcar para produzir eletricidade para alimentar suas operações industriais através da cogeração. 

Nos siga no Google Notícias